motoristas

Ilustração: Cecília Marins

Segundo levantamento feito pelo app de transporte 99 (Android, iOS), o número de ocorrências contra motoristas da plataforma diminuiu 38% no primeiro semestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado. Quando considerado o volume total de casos, incluindo também incidentes contra passageiros, a redução foi de 22%. A pesquisa leva em conta incidentes como roubos, sequestros e agressões.

As cidades em que houve maior redução das ocorrências contra motoristas foram Brasília (58%), Belo Horizonte (54%), São Paulo (53%), Goiânia (46%), Porto Alegre (40%) e Rio de Janeiro,(39%). A plataforma destaca que, quando os casos contra passageiros estão na conta, essas diminuições são de 35% em São Paulo; 33% em Brasília; e 30% em Belo Horizonte.

A 99 atribui a queda aos mecanismo de segurança presentes na plataforma. Até o fim de 2022, a empresa espera ter 14 mil veículos com câmeras de monitoramento no País, o que vem sendo implementado desde 2018. Atualmente, o recurso está disponível para motoristas nas principais capitais. No primeiro semestre de 2022, foram realizadas cerca de 6,5 milhões de corridas com câmeras. São Paulo lidera, com 2 milhões, depois vem Rio de Janeiro (443 mil), Manaus (429 mil) e Porto Alegre (306 mil).

O app ainda conta com outros recursos de segurança. As viagens são monitoradas em tempo real via GPS, assim como ocorre a gravação de áudio do início ao fim da corrida. É possível compartilhar a rota com contatos e utilizar um botão que liga direto para a polícia, em caso de crime. Todos recebem suporte de uma central de segurança 24 horas.