99; D1 EV; BYD

Carro elétrico D1 EV da BYD (crédito: 99/Marcio Bruno Oliveira)

A 99 (Android, iOS) firmou uma parceria com a montadora chinesa BYD para trazer o primeiro veículo elétrico dedicado a corridas de aplicativos, o D1 EV. O acordo começa a valer nesta semana com um automóvel na cidade de São Paulo, ainda em fase de testes, e será dirigido por um motorista da plataforma de mobilidade urbana.

Criado em parceria com a DiDi Chuxing, controladora da 99, o D1 EV da BYD tem tecnologias de assistência ao condutor, incluindo piloto automático adaptativo (ACC), ou seja, um piloto automático capaz de acelerar e frear com base no movimento do veículo à frente; frenagem de emergência autônoma (AEB); alerta de saída de faixa (LDW); aviso de colisão com pedestres (PCW); assistente de voz a bordo; volante inteligente; integração com o fluxo de corridas, começando pela verificação do motorista, embarque e desembarque até o pagamento e atendimento ao cliente.

O D1 EV tem motor elétrico de 130 cavalos de potência, 18,3 kgfm de torque máximo e a velocidade máxima é limitada em 130 km/h, além de baterias Blade com 53 kWh com autonomia para 371 km para uma carga.

A parceria da montadora com o aplicativo ocorre por meio da Aliança pela Mobilidade Sustentável, um grupo formado por dez empresas (99; BYD; CAOA Chery; Ipiranga; Movida; Unidas; Raízen; Tupinambá Energia; e Zletric) com objetivos ambiciosos na redução da pegada de carbono (CO²), como:

– aumentar a participação dos veículos elétricos entre carros novos para 10% das vendas até 2025 (hoje está em 2%);

– criar 10 mil estações públicas de carregamento em todo o Brasil até 2025 (atualmente existem cerca de 1,5 mil);

– zerar a emissão de carbono pela 99 até 2030;

– colocar em circulação 300 automóveis elétricos da 99 ainda esse ano e chegar a 10 mil até 2025.

Vale dizer que a Aliança faz parte do DriverLab da 99, uma iniciativa para levar inovação ao motorista associado da companhia neste ano. Seu investimento previsto é de R$ 250 milhões nos próximos três anos, sendo R$ 100 milhões somente em 2022.