As remessas globais de smartphones registraram queda de 10% no segundo trimestre de 2023, de acordo com a empresa de pesquisa Canalys, chegando a 258,2 milhões de unidades enviadas ao varejo.

Samsung continua a liderar entre as fabricantes, tendo enviado 53 milhões de celulares, e ficou com um market share de 21%. Em seguida está a Apple, que mandou 43 milhões e tem 17% de fatia de mercado. Em terceiro lugar, com 33,2 milhões de envios, está a chinesa Xiaomi, com 13% do mercado.

Todas as empresas tiveram queda de dois dígitos nas remessas globais de smartphones.

Canalys

Canalys

Vendas positivas

OPPO (incluindo OnePlus) se manteve na quarta posição com uma participação de mercado de 10%. No trimestre, o destaque foi o Transsion Group (das marcas Tecno, Infinix e iTel), que viu oportunidades de recuperação no mercado africano e em outros mercados emergentes para os quais se expandiu recentemente. Assim, foi a única fabricante a registrar crescimento positivo nas remessas (+22%), com o envio de 22,7 milhões de unidades.

Segundo especialistas da Canalys, a Samsung adotou uma estratégia conservadora por conta da lenta recuperação da indústria de semicondutores. Porém, com os novos lançamentos – dos Galaxy Z Fold 5 e Z Flip 5 – demonstra um apetite para enfrentar a Apple no mercado de luxo. O movimento, para os especialistas, é uma maneira de acelerar sua recuperação, estimada para acontecer entre nove e 12 meses.

A Transsion, por outro lado, percebeu a demanda reprimida de baixo custo nos mercados do Oriente Médio e da África, onde a estabilização do câmbio também apoiou a confiança dos parceiros de canal. O mesmo pode-se dizer sobre sua expansão na América Latina nos últimos trimestres, que permitiu que o fornecedor se beneficiasse da demanda de produtos de baixo custo em alguns mercados da região.

Para 2023 como um todo, a Canalys prevê um declínio moderado no mercado global de celulares.

Canalys

Canalys