Executivos da Mobileum e da WeDo juntos em painel n We Meet Americas 2019, em Miami

Em agosto, a norte-americana Mobileum anunciou a aquisição da portuguesa WeDo Technologies. Nesta semana, executivos das duas empresas estiveram juntos no evento We Meet Americas, em Miami, e apresentaram os planos futuros da combinação de ambas.

Em primeiro lugar, foi destacado a complementariedade dos portfólios. A Mobileum é forte em serviços de roaming e de segurança de rede para as operadoras. E a WeDo é conhecida pela sua solução de gerenciamento de riscos (garantia de receita e combate à fraude) e por ferramentas de gerenciamento de negócios. “Queríamos completar o nosso portfólio com soluções de garantia de receita e combate à fraude. Agora temos um portfólio 360 graus”, disse Bobby Srinivasan, CEO da Mobileum.

Hoje a Mobileum tem em sua carteira de clientes 700 operadoras e a WeDo, cerca de 200. A oportunidade de cross-sell é enorme, diz Srinivasan. Sua intenção é levar produtos das quatro áreas de atuação das duas empresas para todos os clientes dentro de três a quatro anos.

Paralelamente, haverá uma integração dos produtos. A solução de gerenciamento de riscos da WeDo, chamada RAID, servirá de front-end para as ferramentas da Mobileum, enquanto a plataforma Wisdom da Mobileum cuidará da coleta de dados nas redes das operadoras. Existe a intenção também de combinar os dados entre os produtos, alavancando os resultados.

“A WeDo é uma empresa que vem da área de garantia de receita e gerenciamento de fraude. Temos um conjunto muito rico de informações dos sistemas das operadoras. E a Mobileum vem da área de roaming, com muitos dados da rede, da engenharia. Combinando as soluções das duas empresas teremos mais informações para criar insights. E teremos a força da Mobileum para realizar ações diretas nas redes. Se um sistema da WeDo identificar uma fraude, uma ferramenta da Mobileum poderá automaticamente tomar uma ação para combatê-la, como cortar o sinal ou as chamadas do fraudador”, descreve Bernardo Lucas, CMO da Mobileum. “É uma posição única. Há empresas de um lado ou de outro, mas nenhuma combinando tudo isso”, conclui.