streaming; música

Ilustração: Cecília Marins

A Deezer (Android, iOS) anunciou nesta terça-feira, 27, uma atualização que possibilita identificar músicas apenas cantando, cantarolando ou assobiando. A funcionalidade foi adicionada ao SongCatcher, ferramenta que ajuda a descobrir uma música quando ela é tocada.

No novo modo “cantar ou cantarolar”, é possível identificar uma faixa ao cantarolar, cantar ou assobiar partes dela. De acordo com a Deezer, seu serviço de streaming de música é o único do mundo com um recurso de reconhecimento de faixas desse tipo.

Segundo Alexandra Leloup, vice-presidente de core product da Deezer, a ferramenta será melhorada à medida em que o algoritmo for aprimorado. A biblioteca do app conta atualmente com 90 milhões de faixas.

O recurso SongCatcher foi lançado em 2018. No Brasil as três músicas mais identificadas em 2022 até agora são: “As It Was”, de Harry Styles, em primeiro lugar; “Pipoco”, de Ana Castela; e “São João Chegou”, de Renanzin Pressão.

Já as três músicas mais identificadas no mundo todo são: “Calm Down”, de Rema, em primeiro;  “As It Was”, do Harry Styles; e “Hold My Hand”, da Lady Gaga.