Nos últimos 12 meses houve um aumento de cinco pontos percentuais na proporção de brasileiros com smartphone que assinam um serviço de streaming de música pago, subindo de 33% para 38%. É o que revela a nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil.

Enquanto 46% dos homens brasileiros com smartphone assinam serviços de streaming de música, o percentual é de 31% entre as mulheres. A diferença também é significativa na comparação por faixa etária: 16 a 29 anos (52%); 30 a 49 anos (37%); e 50 anos ou mais (23%). Entre pessoas das classes A e B, 49% assinam streaming de música, ante 35% daquelas das classes C, D e E.

Vale lembrar que, ao contrário dos serviços de filmes e séries, no caso de música a maioria dos apps disponibiliza a opção de acesso gratuito em troca de exposição a publicidade, o que faz com que muita gente prefira não pagar pela assinatura.

Os quatro apps de streaming de música preferidos dos brasileiros que pagam por esse serviço são Spotify (59%), Deezer (14%), Amazon Music (9%) e YouTube Music (8%).

Podcast

Pela primeira vez a pesquisa mediu o hábito dos brasileiros de escutar podcasts. 38% dos entrevistados afirmam que ouvem podcasts em seus smartphones. Não há diferença significativa entre homens e mulheres, e nem entre classes sociais. Mas a análise por faixa etária revela que os jovens gostam mais desse tipo de conteúdo: 47% daqueles entre 16 e 29 anos escutam podcasts, ante 36% no grupo de 30 a 49 anos, e 29%, entre aqueles com 50 anos ou mais. Spotify e YouTube são os apps mais usados para essa finalidade.

A nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps entrevistou entre os dias 13 e 23 de abril 2.041 brasileiros que usam smartphone. A pesquisa tem validade estatística com abrangência nacional, respeitando em sua amostra as proporções por gênero, faixa etária, renda familiar mensal e distribuição geográfica do universo de brasileiros que acessam a Internet. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. A pesquisa tem versões em português e em inglês e pode ser baixada de graça aqui.