pagamentos instantâneos

Ilustração: Cecilia Marins

A Stone quer levar sua solução de “tap on phone” para dentro de apps de grandes redes do varejo, informa o presidente da companhia, Augusto Lins, em conversa com Mobile Time. A ideia é reduzir as filas no caixa: atendentes na loja usariam seus smartphones para receber os pagamentos com cartão através do app da rede com a solução da Stone integrada. Os primeiros testes estão em andamento com um varejista, cujo nome ainda não pode ser revelado.

“Isso vai mudar a forma de venda das empresas, mas demanda uma integração cuidadosa. Temos que pegar um celular que está com o aplicativo de frente de caixa do varejista e incluir nele a funcionalidade de tap on phone. Há questões de segurança, por isso estamos montando o processo. Não quero fazer para um varejista apenas, mas de forma que possa escalar”, explica Lins. “Estamos descobrindo novos usos e aplicações para o tap on phone”, resume.

TapTon

O “tap on phone” consiste em transformar o celular em uma máquina de pagamento por cartão usando a tecnologia de NFC, ou seja, de aproximação. A Stone é uma das pioneiras entre as redes de adquirência a adotar essa tecnologia no Brasil. Seu foco inicial são profissionais liberais e autônomos, assim como pequenos comerciantes. Portanto, a integração com apps do grande varejo permitirá a ampliação do público-alvo.

Hoje, o serviço, batizado de TapTon (Android, iOS), funciona na forma de um aplicativo móvel que deve ser baixado no smartphone do vendedor. A Stone cobra taxa de 1,39% nas vendas com cartão de débito e 3,29% no crédito, além de uma tarifa fixa de R$ 0,40 por transação.

Durante seu soft launch, o TapTon aceitava pagamentos no valor de até R$ 200, o que dispensava a digitação de senha. Em agosto a Stone retirou essa barreira, e agora é possível fazer vendas maiores, mas com a necessidade de digitação da senha no smartphone do vendedor. O presidente da Stone tem convicção que um eventual receio do consumidor será superado rapidamente.

“Da mesma forma que as pessoas tinham medo de usar cartão com chip, ou de colocar seu cartão em um app ou site na Internet, a questão da senha é cultural e está em transição. Cabe lembrar que várias máquinas de POS utilizam a tecnologia Android, que é a mesma do celular, e o consumidor digita a senha na tela. Com tap on phone só muda o nome, de POS para celular, mas é exatamente o mesmo software, a mesma plataforma, o mesmo vidro, só o aparelho que é diferente”, argumenta. “A questão da segurança está endereçada. Nós homologamos e fizemos todos os testes de segurança com Visa e Master”, acrescenta.

MobiFinance

O presidente da Stone fará uma palestra sobre os desafios do tap on phone no Brasil durante a 5ª edição do MobiFinance, seminário organizado por Mobile Time, dia 18 de outubro, no WTC, em São Paulo. O evento contará também com as participações de executivos do Itaú, PicPay, RecargaPay, Icatu, Youse, Brasilseg, Pier, PayPal, SuperDigital, DialMyApp, Veritran, dentre outras. A agenda atualizada e mais informações estão disponíveis em www.mobinfinance.com.br