O Brasil está na 49ª posição no 5º Ranking de Qualidade de Vida Digital (DQL). O País subiu quatro posições em relação ao do ano passado e está na oitava posição no quesito Qualidade da Internet. A lista compara a Internet de 121 países e foi realizada pela Surfshark, empresa que desenvolve soluções de segurança e privacidade cibernética.

O ranking avalia cinco pilares:

Qualidade de Internet, com o Brasil ficando na oitava posição;

Governo eletrônico, com o País na 24ª posição;

Infraestrutura eletrônica, com o Brasil na 51ª posição;

Acessibilidade da Internet, com o Brasil na 76ª posição;

Segurança eletrônica, com o País na 79ª posição.

O Brasil ultrapassou a Colômbia, que atualmente é a 58º país do ranking, mas está atrás de outros países sul-americanos, como Argentina (43º). O Uruguai é o líder da lista com um recorte só de países da América do Sul e o Brasil está em quarto lugar.

Qualidade da Internet

De acordo com o estudo, a qualidade da Internet do Brasil está 45% acima da média mundial. No caso da Internet móvel, a média está em 99 Mbps. A título de comparação, a dos Emirados Árabes está em 310 Mbps, enquanto a mais lenta, na Venezuela, atinge 10 Mbps.

Segundo o Ranking de Qualidade de Vida Digital, desde o ano passado, a velocidade da Internet no Brasil melhorou em 183%.

Custo

Com relação ao custo, o brasileiro precisa trabalhar 1 hora, 24 minutos e sete segundos por mês para pagar sua conexão móvel. Em Luxemburgo, onde está a Internet móvel mais acessível da pesquisa, são necessários 16 minutos de trabalho por mês para pagar a Internet, o que representa cinco vezes mais no Brasil na comparação com o país europeu.

Segurança

Apesar da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), o País ficou na 79ª posição do ranking no quesito segurança eletrônica. A avaliação é que o Brasil não está preparado para combater crimes cibernéticos.

Infraestrutura

No quesito infraestrutura eletrônica, o ranking avalia o nível de penetração da Internet no país e a prontidão da rede para aproveitar as TIC. No caso da penetração, o Brasil tem 83% e está na 69ª posição. E, em prontidão de rede, está na 42ª posição.

Governo

E, por fim, o pilar de governo eletrônico mostra o nível de avanço dos serviços digitais do governo e o nível de prontidão do país em para aproveitar o potencial da inteligência artificial.  O ranking diz apenas que o governo eletrônico no Brasil está acima da média mundial.

Metodologia

O Ranking DQL 2023 avaliou 121 países (92% da população global) com base em cinco pilares fundamentais que incluem 14 indicadores. O estudo se baseia em dados abertos encontrados no Banco Mundial, nas Nações Unidas e em outros órgãos.