O Google Messages RCS (Rich Communications Service, ou Serviço de Comunicações Ricas) apresentou três casos de uso nacionais nesta quarta-feira, 27, na Blip ID, evento realizado pela Blip em São Paulo. As empresas são: Casas Bahia, Mercado Pago e Claro. Atualmente, o RCS possui 800 milhões de usuários ativos mensais no mundo e, até o fim do ano, a companhia pretende atingir a marca de 1 bilhão de pessoas.

De acordo com o Kaio Marin, líder da área de vendas, produtos e marketing da empresa, a primeira marca, Casas Bahia, usou a solução para enviar mensagens com promoções usando carrossel. A rede de varejo alcançou uma taxa de leitura das mensagens de 43%. Além disso, houve dez vezes mais interações, com uma taxa de conversão de vendas 109% maior do que em outros canais de mensagens.

No caso do Mercado Pago, por sua vez, a ferramenta é utilizada para notificar clientes sobre pagamentos em atraso. Houve um crescimento de 20% na sua recuperação de crédito por meio do RCS, alcançando 14 vezes mais interações do que em outros canais.

Claro

Em relação à Claro, Albervan Luz, diretor de tecnologia e transformação da operadora, mostrou o case, ressaltando que a empresa “quer estar onde as pessoas estão”. A Claro usa o RCS para algumas interações com seus clientes. São elas: recarga, suporte, vendas e serviços financeiros. Por mês, são mais de 1,7 milhão de mensagens trafegadas, com mais de 6 milhões de usuários ativos.

Os indicadores de satisfação (CSAT) do canal estão em mais de 88%. “Nós buscamos, essencialmente, o maior engajamento, mas não perdemos de vista a oportunidade que temos para melhorar o relacionamento com o nosso cliente e a experiência que podemos ter com eles. Então, é muito importante esse número, pois significa que estamos no caminho certo para poder potencializar o uso deste canal”, finaliza o diretor da Claro.