A Meta está desenvolvendo seu próprio assistente virtual com inteligência artificial generativa, o Meta AI. Construído com o LLM Llama 2, o Meta AI poderá ser aberto dentro de qualquer conversa em apps da empresa, como WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger. Para tanto, bastará iniciar a frase com “Meta AI”, seguido do comando desejado. A novidade foi anunciada por Mark Zuckerberg nesta quarta-feira, 27, durante o Meta Conect, nos EUA.

A Meta AI será capaz de buscar informações em tempo real na Internet, através do Bing, buscador da Microsoft. E terá integrado o recém-anunciado motor de IA generativa de imagens da Meta, a Emu.

Os testes beta com a Meta AI começam hoje. O lançamento comercial, porém, ainda não tem data para acontecer. Zuckerberg justificou a cautela por conta dos desafios inerentes à IA generativa. “Estamos lançando de forma mais devagar que o normal para que a gente possa consertar problemas conforme aparecerem. Queremos que essa tecnologia seja benéfica para a sociedade. Eu estou otimista”, disse o CEO da Meta.

AI Studio e IAs com personalidade

Antes de lançar o Meta AI, a empresa vai disponibilizar assistentes virtuais temáticos construídos com a mesma tecnologia. Neste caso, eles terão nome, personalidade e conhecimento delimitado a algum assunto específico, como culinária, turismo, esportes e até RPG. Para atrair o público, a Meta convidou celebridades para emprestarem seus rostos para essas IAs. O rapper Snoop Dogg, por exemplo, virou um mestre de RPG.

Outra novidade será a disponibilização, nas próximas semanas, de um estúdio para a criação dessas IAs. Haverá também uma API para a integração com os aplicativos da Meta.