A Metasix, desenvolvedora de bots e canais de atendimento omnichannel, está disponibilizando um assistente virtual com IA generativa. A nova ferramenta fornece bots com capacidade conversacional para serem personalizados e instalados em canais de atendimento de terceiros. Durante os últimos cinco anos, os assistentes virtuais da empresa realizaram 143 milhões de atendimentos envolvendo 44 milhões de funcionários, consumidores ou usuários de serviços públicos.

Ainda este ano, a desenvolvedora prevê um crescimento de 180% nas receitas da empresa com as soluções omnichannel, por ser mais rapidamente treinado com linguagem humanizada para várias funções, como marketing, vendas, suporte, treinamento e na integração com clientes em geral. O novo assistente virtual da Metasix está utilizando algoritmos de inteligência aberta. De acordo com a companhia, essa escolha gera menos custo, desenvolvimento ágil e facilidade de orquestração com a estrutura de bots tradicionais já em uso.

Atualmente, a Metasix tem cerca de 100 bots instalados, com IA convencional, para uso nas empresas de seus clientes. Eles atuam como assistentes em vendas, assistência técnica, suporte, troca de mercadorias, ofertas personalizadas de produtos em sites de e-commerce, contatos de cobrança e prestação de serviços públicos em prefeituras, governos estaduais e empresas de utilities. Dependendo da demanda, a utilização da inteligência artificial é configurada para diferentes canais, como chatbots ou voice bots, e trabalham juntamente a ferramentas como WhatsApp, Telegram, call center, redes sociais e portais de atendimento.

Por meio da plataforma “Cube”, da própria Metasix, ela oferece a tecnologia omnichannel, que dispõe de vários canais para a automação de atendimento ou autosserviço. A solução também incorpora serviços de conversão entre voz e texto, recursos de visão computacional, leitura de códigos gráficos e soluções analíticas de big data.