A Blackberry fechou parceria com 12 fabricantes de países emergentes para que embarquem o aplicativo de mensagens instantâneas BBM em seus smartphones Android. São fabricantes que atuam na África, Ásia, Oriente Médio e América Latina, com destaque para as indianas Micromax e Spice, a nigeriana Tecno e a Brightstar, distribuidora presente em toda a América Latina e particularmente forte no Brasil com a marca Meu. A lista completa é: Be, BrightStar, Celkon, Evercross, IMO, Micromax, Mito, Snexian, Spice, TECNO, TiPhone e Zen. As primeiras unidades com o BBM chegarão às prateleiras desses mercados a partir de dezembro.

Análise

Há duas mensagens contidas nessa notícia. A primeira, já comentada anteriormente por este noticiário, consiste na estratégia da Blackberry de se fortalecer como uma fornecedora de software, neste caso específico, um aplicativo de mensagens instantâneas. Isso ficou claro desde que a empresa decidiu criar versões de seus apps para Android e iOS, abrindo mão da exclusividade para seu sistema operacional, e criou uma unidade de negócios para tratar exclusivamente do mercado de mensagens. A monetização dessa unidade deve vir princialmente por meio de mobile marketing.

A outra mensagem é a aposta em mercados em desenvolvimento, onde a migração para smartphones está apenas começando. Neles, ainda não há players dominantes em serviços over the top (OTT), o que se traduz em uma oportunidade para o BBM da Blackberry, ainda mais vindo pré-instalado, pois facilita o uso para quem compra seu primeiro smartphone. A marca Blackberry é forte em vários países em desenvolvimento, com destaque para África do Sul, Colômbia e México.