A utilização de dispositivos móveis e softwares de gestão começa a ganhar novos espaços que não foram pensados antes, como a fabricante e revendedora Móveis Ilan. Eles apresentavam um dos grandes problemas da era moderna, a demora na entrega de seus produtos, algo que acarretava problemas em suas vendas.

“Antigamente o trabalho era manual: a loja pedia, encomendava e enviava o pedido para aprovação de sua rede. Só depois o pedido chegava aqui, em média em dez dias. O lançamento da venda era feito manualmente e depois ainda precisava decidir como entregar”, explicou Gilson Júnior, diretor comercial da Móveis Ilan. “No passado isso era satisfatório, agora não mais", disse.

Para mudar esse cenário, Júnior encomendou à empresa que disponibilizava o sistema de gerenciamento ERP de sua empresa, a Dzyon ERP, uma opção de solução móvel para os vendedores alcançarem seus clientes – as cadeias de lojas – com mais velocidade através de tablets e smartphones. A desenvolvedora criou a solução e, como resultado, a Móveis Ilan reduziu de dez para quatro dias a entrega dos produtos. Isso gerou um aumento significativo em suas vendas.

“Nós estimamos 10% de incremento nas vendas. Comecei a trabalhar com revenda e os clientes começaram a dar mais giro através da consulta de estoque”, afirmou o executivo. “O móvel tem muita variação de modelo e cor. Com a ferramenta, o vendedor vai oferecer aquilo que é mais fácil para o cliente.”

Criação da solução

Atualmente, o acesso à ferramenta é feito por meio de site mobile. Mas há planos para criar um aplicativo da ferramenta nos próximos três meses. Francine Nonaka, CEO da Dzyon, explica que a ferramenta foi criada “a quatro mãos”, entre empresa e desenvolvedora. “Com a implantação da mobilidade foi mais rápido, pois já existia o ERP. Eles ainda foram incluindo outras funções, consulta de estoque, troca de mensagens, postar mensagens em mural – como mudança na produção”, disse Francine. Chamada de GestãoSoft, a ferramenta passou a ser utilizada não apenas pelos vendedores da Móveis Ilan, mas também para vendedores terceirizados da marca, como a Star Center.