A proporção de usuários brasileiros de smartphone que desbloqueiam o aparelho através de biometria aumentou 10 pontos percentuais em um ano, passando de 49% para 59%, informa a nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de senhas e biometria no Brasil.

A tecnologia mais popular para essa finalidade é a leitura de digital. Em um ano, subiu de 43% para 50% a proporção de usuários brasileiros de smartphone que desbloqueiam o aparelho com esse tipo de biometria. Por sua vez, o reconhecimento facial, presente em celulares top de linha, também registrou aumento, passando de 5% para 8%. O escaneamento de íris, restrito a pouquíssimos modelos, se manteve estável, usado por apenas 1% dos respondentes.

Em um ano, o desbloqueio do celular com uma senha desenhada na tela perdeu espaço no Brasil: este é o método usado por 19% dos donos de smartphone no País – um ano atrás eram 24%. Por sua vez, a proporção que prefere uma senha numérica ficou praticamente estagnada, subindo um ponto percentual, de 14% para 15%.

Chama a atenção a redução do grupo que declara não bloquear o celular: diminuiu de 13% para 7% em um ano.

A análise demográfica dos resultados aponta uma nítida preferência pelo desbloqueio com biometria entre os mais jovens, enquanto os mais velhos preferem senhas numéricas ou desenhadas. O desbloqueio pela leitura da digital, por exemplo, é usado por 56% dos respondentes de 16 a 29 anos, proporção que cai para 49% na faixa de 30 a 49 anos, e desce para 33% entre aqueles com 50 anos ou mais. O mesmo acontece no uso de reconhecimento facial: é usado por 11% dos jovens até 29 anos; por 8% daqueles entre 30 e 49 anos; e por 4% no grupo mais velho. Entre os respondentes com 50 anos ou mais, 50% desbloqueiam o celular com senha: 27% usam senha desenhada e 23%, numérica.

Para essa pesquisa foram entrevistados 2.036 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone, entre os dias 13 e 26 de outubro. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O relatório integral da pesquisa está disponível para download gratuito neste link.