Digital - Shutterstock

A SigniFlow registrou 50 mil novas assinaturas usando certificados digitais baseados na infraestrutura de chaves públicas brasileiras (ICP-Brasil), a cadeia que viabiliza emissão de certificados digitais. De acordo com a CEO da empresa, Laila Robak, esse número de novas assinaturas se deve à necessidade de uso de documentos digitais durante a pandemia do novo coronavírus.

“O crescimento internacional foi de 200% financeiramente, com 5 milhões de documentos processados e 21 milhões de assinaturas. No Brasil, tivemos desde abril depois da pandemia mais de 50 mil novas assinaturas usando certificados ICP-Brasil”, afirmou a executiva em resposta por e-mail enviada ao Mobile Time.

Robak ressaltou que o mercado brasileiro está em expansão nos certificados. Citou como exemplo, os dados recentes do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) que mostram um crescimento de 130% em certificados ativos no Brasil se comparado com 2019, de 2,3 milhões para 5,3 milhões.

Como resultado, a SigniFlow ampliou seu quadro de funcionários em 20% com contratações de engenheiros e profissionais da área comercial.

Entenda

Fornecedora de plataformas de emissão e gestão de documentos e assinatura digitais, a SigniFlow se diferencia no mercado ao selar assinatura eletrônica com um certificado digital no inicio da operação: “A maioria das empresas usa assinatura eletrônica e apenas aplicam o certificado digital para selar depois da última assinatura. Porque muitos processos não exigem ICP então eles usam o certificado central internacional que oferecemos sem custo, mais seguro do que assinatura eletrônica, que pode ser modificada”, disse.

“A assinatura digital usa um certificado digital para selar a imagem da assinatura eletrônica. Assim você garante a integridade, autenticidade e inviolabilidade do documento. Qualquer alteração é flagrada de imediato e uma notificação aparece que o documento foi alterado”, explicou a executiva.