Durante o quarto trimestre do ano passado, os dispositivos móveis responderam por 25,8% das transações de e-commerce na plataforma da Adyen, empresa que atende a mais de 3,5 mil sites de comércio eletrônico no mundo. Foi a primeira vez que mobilidade ultrapassou a marca de 25%, correspondendo a mais de uma em cada quatro transações. No terceiro trimestre, a participação mobile tinha sido de 23,3% e um ano antes, de apenas 18,8%.

Na comparação entre smartphones e tablets, os primeiros responderam por 58% das transações de comércio móvel na plataforma da Adyen no quarto trimestre, e os tablets, por 42%. No mesmo período de 2013, a divisão era de 53% para smartphones e 47% para tablets.

Entre os sistemas operacionais, o iOS lidera com folga, representando 66,3% das transações móveis entre outubro e dezembro, na soma de iPads (34%) e iPhones (32,3%). Os aparelhos Android tiveram uma participação de 25,3%. Um ano antes, o iOS representara 62% e o Android, 20%.

Vale destacar que do segundo para o terceiro trimestre de 2014, a participação do iOS caiu de 69% para 62%,o que parecia indicar uma tendência de queda do sistema operacional da Apple em favor do Android, mas isso foi revertido neste quatro trimestre, provavelmente por conta do sucesso dos novos iPhones.