O Android, sistema operacional móvel do Google, não se contenta mais apenas com smartphones e tablets. Aos poucos, começa a ganhar as telas de diversos outros produtos, como TVs e, agora, automóveis. A fabricante sueca Volvo demonstra no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, esta semana, o V60, seu carro híbrido (movido a eletricidade e diesel) que tem entre seus opcionais um computador de bordo Android com tela sensível ao toque. Os endinheirados dispostos a pagar 60 mil euros pelo V60 não vão se incomodar de desembolsar mais 1,5 mil euros para ter esse funcionalidade a mais em seu painel. O produto foi batizado de "Sensus Connected Touch".

O computador vem com vários apps embarcados, todos controláveis por comandos de voz, como os aplicativos de música Spotify e Deezer, e o TuneIn, com estações de rádio do mundo inteiro. Outros apps podem ser baixados de uma loja de aplicativos gerenciada pela própria Volvo. "Por questão de segurança, optamos por controlar quais apps podem ser baixados, evitando aqueles que distraiam os motoristas", explica o gerente de produtos de conectividade e infotainment da Volvo, Hâkan Hellman. Ou seja: não há jogos nessa loja. A conexão com a rede é feita através do smartphone do usuário, que precisa funcionar como um roteador.

Controle pelo smartphone

Paralelamente, a Volvo também oferece outro serviço relacionado a mobilidade. Trata-se de um aplicativo para Android, iOS e Windows Phone que permite a comunicação remota com o automóvel. Através dele, é possível trancar ou destrancar o carro, verificar o nível do tanque de combustível, calcular sua autonomia e checar as condições do óleo e de vários outros componentes do veículo. Neste caso, os dados enviados pelo automóvel trafegam pela rede 2G através de um SIMcard embarcado de fábrica. Os carros dotados desse sistema vêm com três anos de serviço de transmissão de dados incluído no preço.