A Volvo reafirmou nesta sexta-feira, 27, o comprometimento com a iniciativa Open Automotive Alliance para adotar a plataforma Android Auto em seus próximos carros. De acordo com a montadora sueca, o sistema do Google será implantado em novos veículos que adotarão a plataforma Scalable Product Architecture (SPA), a ser lançada com o modelo XC90, que será revelado no Salão do Automóvel de Paris, em outubro.

O Android Auto é uma adaptação do sistema operacional móvel do Google e foi anunciado nesta semana, durante a conferência Google I/O. A ideia é promover uma plataforma para veículos inteligentes que possa ser comandada por voz e pela tela sensível ao toque, com interface simples de cartões como do recurso Google Now em smartphones. A companhia afirma que 25 fabricantes de automóveis se comprometeram a adotar o sistema.

No entanto, a Volvo não se limitará ao Google. A empresa também vai adotar o CarPlay, da Apple, em todos os novos modelos com a SPA. A plataforma funciona de maneira similar  ao Android Auto, mas se integra com o sistema iOS, do iPhone, para realizar chamadas, receber e mandar mensagens, obter direções (por meio do aplicativo Mapas) e escutar músicas. Por enquanto, além da sueca, as fabricantes Ferrari, Honda, Hyundai e Mercedes-Benz anunciaram que usarão a tecnologia ainda em 2014, com mais 15 marcas se comprometendo para adoção futura.