Allison Kirkby, CEO da Telia, durante o MWC 22

A crescente conectividade dentro de fábricas está fazendo com que o setor industrial seja cada vez mais dependente de dados e da sua análise em tempo real, para aumentar sua produtividade, prever a necessidade de manutenção e reduzir os gastos com energia. Na visão da CEO da operadora nórdica Telia, Allison Kirkby, fábricas dos mais variados setores estão construindo plataformas de dados industriais cujo desenvolvimento será chave para a sua competitividade futura.

“Com a automatização de processos dentro de uma fábrica, os pontos de conectividade passam a ser críticos para os negócios e não podem ficar parados”, descreveu, durante apresentação no painel de abertura do Mobile World Congress 2022, em Barcelona, nesta segunda-feira, 28.

A virtualização das redes, a multiplicação dos pontos de conexão, e o uso de inteligência artificial tornarão ainda mais complexa a gestão de segurança da informação no ambiente industrial. Por isso, a executiva defendeu que as indústrias optem por contratar parceiros confiáveis, como as operadoras de telecom, para gerirem suas redes, em vez de cuidarem disso por conta própria.

Energia

Por fim, como tendência futura do setor de telecom, ela citou o avanço no uso eficiente de energia nas redes de acesso. E disse que a Telia, em breve, estará gerando energia suficiente para não apenas manter sua rede, mas também para devolver energia para o sistema elétrico nos países onde opera.