Os parlamentares do estado norte-americano de Nova Jersey estão prestes a aprovar uma lei que punirá pessoas por digitarem em seus smartphones enquanto caminham. Segundo a agência Associated Press, se aprovada, a nova lei vai multar os pedestres distraídos e em alguns casos pode até render um tempo na prisão. O projeto de lei prevê multa de US$ 50 e até 15 dias de prisão. Seriam punições similares àquelas para quem atravessa fora da faixa de pedestres no referido estado.

A ideia da congressista estadual Pamela Lampitt é reduzir o crescente número de acidentes por distração de pedestres. Um estudo do National Safety Council dos Estados Unidos revela que houve 11,1 mil acidentes com celular por distração entre 2000 e 2011.

No Havaí, há outro projeto de lei semelhante. Lá, os legisladores querem cobrar multa de US$ 250 para quem atravessar a rua olhando um dispositivo eletrônico. Estados como Arkansas, Illinois, Nevada e Nova York tentaram passar projetos de leis similares em suas assembleias, mas não tiveram êxito.