A Claro anunciou que vai iniciar a venda de linhas móveis para smartphones que tenham a funcionalidade eSIM (embedded SIMcard). Trata-se de um chip embutido no aparelho e que pode ser ativado remotamente com a linha de qualquer operadora, dispensando o uso do SIMcard removível tradicional.

As lojas próprias da Claro começam a vender as linhas para eSIM neste sábado, 29. Quem comprar vai receber um QR code que, ao ser escaneado, configurará o aparelho para o uso da linha. Os planos de serviço são os mesmos oferecidos através de SIMcards removíveis tradicionais.

O primeiro aparelho a trabalhar com eSIM no Brasil é o iPhone XS, mas é esperado que outros smartphones top de linha adotem a novidade a médio prazo. Há também acessórios que usam eSIM, como o os novos modelos de relógios inteligentes da Apple e da Samsung.

A solução de ativação de eSIM da Claro foi desenvolvida pela G&D.

Análise

Conforme noticiado por Mobile Time no ano passado, quando do lançamento do iPhone XS, o eSIM tem o potencial de mudar radicalmente o modelo de comercialização de linhas celulares. Porém, a adoção da tecnologia está acontecendo mais lentamente do que se esperava. Havia, por exemplo, uma expectativa de que o S10+, novo top de linha da Samsung, viria com eSIM, o que não aconteceu.