A empresa de telecomunicações cubana ETCSA assinou um memorando de entendimento com o Google que cria uma conexão direta e sem custo entre as duas redes. A ideia, de acordo com a Reuters, é melhorar o tráfego de Internet e a conectividade na ilha.

Cuba tem buscado aumentar o acesso à Internet nos últimos anos em cybercafés, hotspots de Wi-Fi e Internet móvel, mas os usuários ainda reclamam do custo, da conexão lenta e da cobertura irregular. O acordo melhoraria o acesso ao conteúdo hospedado nos servidores do Google e reduziria os custos para Cuba, que não precisaria pagar por um intermediário.

O peering seria implementado “quando as condições técnicas permitirem”, disseram os dois lados a jornalistas em uma coletiva de imprensa. Isso significa o estabelecimento de uma conexão física entre a rede de Cuba e um “ponto de presença” do Google, sendo os mais próximos no Sul da Flórida, México e Colômbia.

O acordo cria um grupo de trabalho conjunto de engenheiros para descobrir como implementar isso.

No passado, autoridades dos EUA defendiam uma conexão via cabo de fibra ótica com os Estados Unidos, a apenas 145 quilômetros do outro lado do Estreito da Flórida.

Cuba está, atualmente, conectada à Internet através de um cabo de fibra ótica à Venezuela, que começou a funcionar em 2013, enquanto grande parte da infraestrutura de web na ilha era chinesa. No início desta semana, Cuba e Rússia assinaram um memorando de entendimento sobre o aumento da cooperação em telecomunicações.