O vice-presidente de comunicações da Huawei, Karl Song, acredita que 2022 será um ano de desafios para a companhia. Em conversas com jornalistas nesta segunda-feira, 28, o executivo apontou como fatores de instabilidade o cenário geopolítico afetado pela guerra da Rússia na Ucrânia, além dos recorrentes impactos da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov 2) e das barreiras comerciais impostas pelos Estados Unidos.

“Em 2022 teremos desafios, como as restrições dos EUA e os impactos da pandemia, além da instabilidade geopolítica. Por isso creio que são fatores que podem afetar a operação da Huawei e de outras multinacionais”, explicou Song, acrescentando em seguida o problema com a cadeia de suprimentos. “Como uma empresa internacional, a Huawei opera em todo mundo. E compra em toda parte do planeta. O mesmo acontece com outras empresas globais. O conflito entre Rússia e Ucrânia tem impacto na operação global das empresas. Nós não somos uma exceção”, analisou.

Importante dizer que a fornecedora viu sua receita anual encolher 28% em 2021 basicamente pelos problemas recorrentes. Em contrapartida, Song explica que a companhia tenta compensar com melhorias no supply chain e investimento pesado em pesquisa e desenvolvimento, em especial para achar maneiras de obter outros insumos que não sejam atingidos pelo embargo norte-americano à companhia.

“Há dez anos, a Huawei criou um projeto PCM (Projeto de Continuidade de Negócios). Esse projeto foi criado para combater qualquer eventualidade de força maior, como terremotos, tsunamis e enchentes, com a finalidade de garantir a continuidade de suas atividades e supply chain. Graças a este projeto, a Huawei tem ajudado a superar as restrições do governo dos EUA e as turbulências nas cadeias globais de suprimentos”, disse.

Em 2021, a Huawei investiu 142 bilhões de yuans (US$ 22 bilhões) em pesquisa e desenvolvimento, o equivalente 22,5% da receita anual. Song afrimou que este montante deixa a companhia como o segundo maior investidor em P&D do mundo, atrás apenas da Alphabet.

“Esses fatores de instabilidade estão fora de controle. Nós apenas podemos apostar em tecnologia e talento para melhorar. Por isso, queremos fazer mais investimento em 2022. Na nossa arquitetura e no software. Além disso, nós temos acesso limitado à tecnologia”, explicou. “Por isso precisamos investir em tecnologia e desenvolvimento para continuar entregando produtos inovadores aos nossos clientes. Em termos mais específicos: vamos seguir avançado em seis linhas e dois ecossistemas. As linhas são conexões, computação, dispositivos, nuvem, energia digital e no ecossistema digital para automóveis. E em ecossistema apostamos em Harmony OS e OpenEuler para servidores”, completou.