Raul Moreira, membro do Conselho de Administração do Banco Original (divulgação: Abecs)

A Abecs apresentou um plano de digitalização do Parcelado Sem Juros (PSJ) como forma de atingir novos mercados e fazer frentes para rivais que começam a ofertar crédito no Brasil. Raul Moreira, membro do conselho do Banco Original, acredita que a atualização do modal de crédito competir com o Buy Now, Pay Later (BNPL) e o Pix Parcelado.

“Por que desenvolver o BNPL se temos uma solução bem-estruturada no Brasil? O PSJ, modernizado e digitalizado, é mais competitivo. 50% das nossas transações são em PSJ”, disse Moreira, durante sua participação no CMEP 2023, nesta terça-feira, 28. “Os diferenciais do PSJ é a cultura de uso, o modelo de crédito dos emissores, e a questão da experiência, além do PSJ como instrumento de alavancagem de vendas. O Pix (Parcelado) ainda precisa construir isso. E não é trivial. PSJ não é ameaçado por outros modelos de pagamentos”, complementou.

Uma das maneiras de alavancar o novo Parcelado Sem Juros é levar este modal para outros segmentos e abarcar novos modelos. Moreira deu como exemplo carteiras e marketplaces. Mas ainda há pontos que a indústria de pagamentos precisa trabalhar para adicionar esses players.

“Nós precisamos trabalhar de forma cooperada com as carteiras digitais. Mas as pontas que faltam são: como equacionar a relação de aspectos com compliance, como rastrear o pagamento, a melhor qualidade e o melhor modelo de divisão de pagamento entre as partes”, disse. “É relevante, é importante, mas precisamos encontrar ajustes”, concluiu.

Como prerrogativas para atrair novos entrantes ao PSJ, o executivo do Original afirmou que este modal tem a cultura de uso enraizada no brasileiro, o modelo de crédito já definido pelos emissores e a simples experiência, além de ser instrumento de alavancagem de vendas.