A Samsung anunciou nesta quinta-feira, 28, que os recursos de inteligência artificial (IA), agrupados sob o nome Galaxy AI, chegarão globalmente, incluindo o Brasil, para novos smartphones e tablets. As linhas de smartphones que receberão a atualização são: S23, S23+, S23 Ultra, S23 FE, Z Fold5 e Z Flip5. Já os tablets, são: Tab S9, Tab S9+ e Tab S9 Ultra.

A partir da próxima sexta-feira, 29, que o Galaxy AI começará a ficar disponível de forma gradual nos aparelhos. A novidade vai acontecer por meio da interface One UI para a versão 6.1. Caso o usuário tenha interesse em checar se a atualização já está pronta em seu dispositivo, é necessário entrar em configurações, clicar em ”Sobre o Telefone” ou ”Sobre o Tablet”, e depois em ”Atualização de Software”.

Entre as funcionalidades da IA, lançadas em janeiro de 2024, uma das que mais chama atenção é a sua capacidade de tradução de voz e texto em tempo real em 13 línguas, incluindo Português. O app – da própria marca – de chamadas telefônicas oferece “live translation” que funciona como um intérprete virtual em tempo real. A partir daí, tudo o que é dito pelo usuário e pelo seu interlocutor passa a ser traduzido em seguida pelo intérprete virtual. As 13 línguas disponíveis são: alemão, chinês, coreano, espanhol, francês, hindi, inglês, italiano, japonês, polonês, português, tailandês e vietnamita.

A inteligência artificial também consegue corrigir a gramática e o tom das mensagens com o Chat Inteligente e Notas Inteligentes; e é possível deletar, redimensionar e reposicionar objetos nas fotos, preencher fundos, entre outros recursos, com a “Edição Generativa”. Além disso, com o objetivo de otimizar a rotina de trabalho e estudos, as pessoas podem contar com recursos como o Assistente de Transcrição – que transforma áudios em textos.

Outra função é a de busca do Google chamada “Circle Search”, que permite ao usuário realizar uma pesquisa sobre o conteúdo exibido por qualquer app a partir de um desenho direto na tela do smartphone. Ao segurar o botão “home”, a ferramenta é ligada. Depois de estar ativada, é possível delimitar a busca fazendo um círculo em torno do objeto, ou riscá-lo, ou tocá-lo rapidamente, ou sublinhá-lo – se, neste caso, for um texto. Assim, o Google irá procurar pela imagem ou texto selecionado, podendo apresentar resultados em um pop-up por cima da tela do app que estiver aberto, fazendo com que não seja necessário trocar de aplicativo.