O diretor de produtos de mobile experience da Samsung, André Varga, afirmou que 5G e inteligência artificial caminham juntos para trazer novas experiências aos consumidores.

Em conversa com a imprensa especializada durante o lançamento da família de smartphones Galaxy S24 nesta quinta-feira, 18, Varga explicou que os consumidores até podem ter a experiência de IA do Galaxy S24 em 4G, mas a entrega não será a mesma se comparada com o acesso via quinta geração.

“LTE não é proibitivo, mas a experiência não é tão boa”, disse o executivo. “Para cada uso (função de IA do S24) tem uma melhor combinação. IA e 5G andam juntos. 5G tem velocidade maior e latência menor”, complementou.

5G como fator de compra

Durante o lançamento dos devices da Samsung na loja da Claro no Shopping Morumbi, Zona Sul de São Paulo, os executivos das duas empresas defenderam que o 5G já é um fator de compra para o consumidor no Brasil, ao contrário de fontes do mercado que disseram a Mobile Time em 2023 que tela, bateria e memória de handsets ainda são prioritários para um consumidor que não sentiu o diferencial da rede.

Gustavo Assunção, vice-presidente de mobile experience na Samsung, afirmou que os handsets 4G foram os que mais sofreram ano passado com a estagnação do setor. Por outro lado, o 5G teve uma adoção “muito forte” devido aos esforços da indústria, mas também à oferta de smartphones mais baratos, como o Galaxy A14.

“O Galaxy A14 tinha a versão LTE e a versão 5G. Mesmo sendo um pouco mais caro que o 4G, o 5G vendeu mais”, disse Assunção. “Há um valor na visão do consumidor para adquirir um smartphone 5G”, completou, ao lembrar que a Claro é o canal que mais cresceu em vendas da Samsung em 2023.

Com apenas três de 40 SKUs 4G no seu portfólio, Varga lembrou que o consumidor brasileiro fica em média “três anos com um aparelho”, e, por ficar com o device neste triênio, não quer esperar outro ciclo de compra para adquirir seu celular de quinta geração.

Estratégia conectada

Pela operadora, Paulo César Teixeira, CEO da Claro, afirmou que a curva de adoção do 5G é muito mais acelerada do que outras redes celulares, como o 4G e 3G. Deu como exemplo o fato de o 5G ter 20 pontos de aprovação do consumidor (NPS) acima em relação ao LTE. Também vê na oferta de dispositivos em várias faixas de preço, um diferencial.

“A chave desse negócio (5G) é ter produtos com preço competitivos. E em todos os segmentos. Temos produtos abaixo de R$ 1 mil no 5G. Atualmente, 95% dos aparelhos que vendemos são 5G”, disse Teixeira. “Em um momento que o Brasil está discutindo pagamento parcelado com e sem juros, nós estamos bancando o Galaxy S24, 21 vezes sem juros”, completou, ao afirmar que o 5G é uma firme aposta da operadora.

Imagem principal: Gustavo Assunção, VP da Samsung, e Paulo César Teixeira, CEO da Claro (divulgação: Claro)