Delirec

No início da pandemia do novo coronavírus, onze amigos resolveram fazer uma espécie de confraria da boa mesa. Trocariam entre eles receitas em detalhes, para que aqueles que não sabiam nada pudessem se virar na cozinha, enquanto os mais experientes conversariam sobre ideias novas. Os amigos gostaram tanto da proposta que resolveram desenvolver um aplicativo. Assim nasceu o DeliRec (Android, iOS), um app que pretende ser a rede social dos amantes da gastronomia. Em uma semana, foram inseridas no app mais de 500 receitas. E todas estão disponíveis no app. “Queremos chegar a 300 mil em três anos”, vislumbra Claudio Gandelman, CEO do DeliRec. Apesar de ainda estar no início de suas operações, o aplicativo recebeu recentemente um investimento de R$ 6,5 milhões da Astella Investimentos. O dinheiro será usado para sua a expansão no Brasil e sua entrada nos Estados Unidos, ainda em 2021.

Ao baixar a ferramenta, o usuário pode inserir uma receita, compartilhar com os amigos, aprender novos pratos a partir de receitas de outras pessoas, sejam eles amigos próximos ou chefs profissionais. Tudo com o passo a passo em texto, fotos e, eventualmente, vídeos.

“O DeliRec nasceu porque queríamos testar o Flutter (kit de desenvolvimento de interface de usuário, de código aberto, criado pelo Google). Optamos por criar o aplicativo porque aí, sim, poderíamos conhecer a ferramenta. Procuramos aplicativos semelhantes ao nosso, mas não encontramos um lugar que reunisse receitas e os chefs. Vimos que tínhamos um negócio nesse momento”, explica em conversa com Mobile Time Claudio Gandelman, CEO do DeliRec.

A proposta do DeliRec é ser também um ambiente para que os profissionais da gastronomia compartilhem dicas e receitas exclusivas, e uma forma de ter uma fonte adicional de renda, uma vez que o usuário terá acesso a essa área somente por meio de assinatura, seja mensal (R$ 4,90), semestral (R$ 16,90) ou anual (R$ 22,90). São mais de 40 receitas novas e 20 dicas mensais disponíveis para visualização a qualquer momento.

Na área Super Chefs, o usuário encontrará sempre uma receita nova por semana e são inseridas duas dicas por mês. Elas podem ser desde como amolar uma faca até como fazer manteiga etc.

“Criamos a figura do super chef para trazer sabedoria e a gente queria seguir as pessoas, procurar quem tem mais experiência e conhecimento para entregar. Eles vão trazer conteúdo de altíssima qualidade”, explica Gandelman.

Atualmente, a plataforma conta com as participações de Jefferson Rueda (A Casa do Porco), Janaína Rueda (Bar da Dona Onça), Pedro Artagão (Irajá, Cozinha Artagão), além de especialistas em diferentes segmentos, como comida vegana, pâtisserie, comida do dia a dia.

Em breve, para estruturar o modelo de negócio, Gandelman e os sócios planejam ter no app aulas de culinária pagas. No caso, o chef disponibiliza uma lista de compras, o usuário faz separadamente as compras e entra no dia e na hora para o curso. A ideia é que a nova funcionalidade chegue ao app em três meses. “Estamos estudando como será o pagamento”, explica o CEO do DeliRec.

“Queremos desburocratizar a culinária. Entendemos que as pessoas estão muito em casa, muita gente começou a cozinhar e isso se transformou em um hábito. E não necessariamente precisa ser algo rebuscado, mas coisas do dia a dia. Temos para todos os gostos e todos os tipos de prato: desde um filé mignon até um leitão de seis horas para cozinhar”, explica Gandelman.

Atualizações e expansões

Em breve, o DeliRec ganhará pastas para que o usuário possa armazenar as receitas que desejar, além de um espaço para avaliação das mesmas.

No roadmap de 2021, está prevista também a chegada do app em setembro nos EUA. “A meta é ser global. Se a gente for para lá e acontecer nos Estados Unidos, será mais fácil atingir o objetivo. Nos próximos 10 anos queremos ser um dos top 50 apps do mundo”, sonha Gandelman. Para 2022, está prevista a chegada do DeliRec na Espanha (abril) e na França (setembro).