No mesmo dia em que apresentou seu novo sistema operacional móvel, o Android M, o Google lançou o Google Photos, seu novo aplicativo de organização de fotos e vídeos pessoais. Dois detalhes importantes: o app chega simultaneamente para Android e iOS e oferece armazenamento ilimitado de fotos e vídeos, com resolução de até 16 MB para as primeiras e de 1080p para os últimos. Todas as imagens ficam salvas na nuvem, acessíveis de qualquer device do usuário.

Chama a atenção no Google Photos a maneira como as imagens são organizadas e como podem ser pesquisadas. O app automaticamente identifica pessoas e lugares, agrupando as imagens por esses critérios, além da ordem cronológica. Além disso, é capaz de identificar objetos e situações, encontradas posteriormente através da ferramenta de busca interna. Na demonstração feita por um executivo da empresa, ele buscou por "nevasca em Toronto" dentro do app para encontrar imagens de uma nevasca que presenciara na cidade canadense anos atrás.

A navegação através da busca cronológica também ficou mais fácil. Com um movimento de pinça fechando, o usuário dá uma "zoom out cronológico", aumentando o intervalo das fotos de dias para meses, e de meses para anos. O movimento contrário, de pinça abrindo, faz um "zoom-in cronológico".