Depois de algumas informações imprecisas, representantes da Huawei confirmaram ao site TechRadar que a empresa chinesa vai lançar seu próprio sistema operacional, cujo codinome é HongMeng, entre 2019/2020.

O OS, cujo nome definitivo pode ser Ark OS, quando lançado, deve ser compatível com smartphones, computadores, tablets, TVs, carros conectados, relógios inteligentes, vestíveis e outros produtos da Huawei. Foi o que afirmou ao TechRadar Alaa Elshimy, diretor administrativo e vice-presidente da Huawei enterprise business group no Oriente Médio. Ainda de acordo com o executivo, os usuários poderão baixar aplicativos no Huawei AppGallery.

Ainda não se sabe se todos os aplicativos que estão na Google Play poderão estar na loja de apps da empresa chinesa.

Sobre as sanções sofridas pela Huawei, Elshimy disse: “As sanções dos EUA não afetarão o sistema operacional da empresa e os chipsets de maneira alguma, já que somos autossuficientes em muitos aspectos.”

“Temos todos os chipsets, exceto os da Intel para PCs e servidores. Cada player de armazenamento no mercado está usando o chipset da Qualcomm e nós somos os únicos com o próprio. É por isso que podemos ir na velocidade que quisermos”, complementou Elshimy.

O executivo também lembrou que a Huawei tem seu próprio processador baseado em ARM para substituir os chips da Intel e que lançará seu próprio banco de dados semelhante ao da Oracle em breve.