Os manifestantes que tomam as ruas das grandes cidades brasileiras ganharam uma ferramenta que pode auxiliá-los durante os protestos: o app "Vem pra rua". Disponível para smartphones Android, o aplicativo permite informar sobre um mapa a localização de situações de interesse dos manifestantes, como a presença de policiais hostis, de pessoas feridas, de vândalos, de pontos de apoio, de redes Wi-Fi abertas etc. É possível também informar o local de concentração de um ato e se a manifestação decorre de maneira pacífica ou tensa. Há ainda um botão para solicitar ajuda, o que fica marcado no mapa. Todas essa opções aparecem em um menu, distantes de um único clique. A adição de legenda para cada notificação é opcional.

"Vem pra rua" é uma plataforma de crowdsourcing. As informações são fornecidas pelos próprios manifestantes e ficam gravadas sobre o mapa, sendo visíveis para todos os que acessam o app. Os usuários podem optar em serem identificados ou manterem-se no anonimato. Eles são representados no mapa pelo símbolo do "V de vingança", romance gráfico de Alan Moore que inspira muitos dos jovens que estão nas ruas. É possível compartilhar as informações pelo Facebook ou Twitter. O software roda em background, recebendo os dados sem consumir tanta bateria.

Em apenas quatro dias após seu lançamenbto, o app superou a marca de 50 mil manifestantes localizados e acumula mais de 1,5 mil notificações geradas por seus usuários. A maioria deles se concentra no Rio de Janeiro e em São Paulo, como mostra um vídeo disponibilizado pelos desenvolvedores.

O app foi criado pela brasileira Mobwise, a mesma start-up responsável pelo Wabbers, app de crowdsourcing de trânsito, similar ao Waze.

Análise

A tecnologia é protagonista nos protestos brasileiros. As convocações para passeatas e assembleias estão acontecendo através do Facebook, palco também de debates sobre as motivações dos protestos. Muitas notícias em tempo real das manifestações são transmitidas via Twitter pelos jovens, junto com fotos publicadas em redes como Instagram e Mobli. Faltava uma ferramenta de crowdsourcing para auxiliar os manifestantes dentro dos atos, espaço que pode ser preenchido agora pelo "Vem pra rua".

Para quem quiser testar, segue o link do app na Google Play.