A Telefónica planeja levar o seu ecossistema de casa digital para clientes de suas operações na Alemanha, Reino Unido e Brasil. Durante apresentação do diretor de casa digital da operadora, Antonio Guzmán Sacristán, no MWC 2021, em Barcelona, nesta segunda-feira, 28, um dos slides que apresentava os dados da operação de home digital na Espanha tinha a seguinte frase: “É um caso de sucesso que pode ser adaptado para Brasil, Alemanha ou Reino Unido”.

Atualmente, o ecossistema de TV Digital da Telefónica na Espanha conta com:

  • 42 milhões de acessos;
  • 6,5 milhões de acessos de banda larga;
  • 4,5 equipamentos de quad-play;
  • 4 milhões de assinantes de Pay TV;
  • 3,5 milhões de roteadores de fibra ótica;
  • 1,2 milhão de set-top-boxes 4K;
  • 16 mil dispositivos inteligentes.

“Nós desenvolvemos esta estratégia em diversos países, mas a Espanha criou um ecossistema mais poderoso em dispositivos. Com set-top-boxes, IoT devices, routers, services, além de serviços de conexão segura, conteúdo de alta qualidade em TV e interação por voz”, afirmou Sacristán.

Oportunidades

O diretor da operadora disse que um ecossistema desse tamanho dá oportunidade para trabalhar em diversas verticais. Contudo, Sacristán acredita que as taxas de aceitação (2,4% de churn no primeiro trimestre de 2021) e a flexibilidade da plataforma são os pontos que permitem à operadora obter alcance em diversos setores, como gaming, e-learning, redes sociais, e-commerce, TV, música, comunicação, segurança, saúde digital e energia.

Além da entrega de serviços e dispositivos conectados para o consumidor, a estratégia da Telefónica é aberta para a adesão de aplicativos em seu sistema de TV Digital. Batizada de Living Apps, a ação de TV Commerce da companhia permite que qualquer marca coloque seu app de e-commerce dentro do sistema de TV pago da operadora, o Movistar TV+. O pagamento é feito mediante confirmação com senha, na TV, e a intermediação é feita pelo banco local CaixaBank. Atualmente com 1,4 milhão de usuários, o Movistar+ tem entre seus parceiros Atlético de Madrid, Air Europa, Iberia e a varejista El Corte Inglês.

Importante dizer que o site do Living Apps tem versões em português, alemão e inglês para atrair comerciantes desses países, além do espanhol.