A Embratel anunciou a sua primeira rede 5G privativa para o setor financeiro com o Banco do Brasil nesta quarta-feira, 28. Durante o Febraban Tech, Maria Teresa Lima, diretora-executiva de governo para a operadora, uma estação rádiobase (ERB) foi implementada na sede do BB em Brasília, na frequência de 3,5 GHz com padrão standalone (SA). O equipamento é da Huawei.

Com contrato de um ano (com possibilidade de renovação), a ideia da parceria é cocriar aplicações de 5G por meio das áreas de inovação das duas empresas, o Lentes do BB e o ClaroBeOn da telecom. Teresa Lima afirmou que o piloto também tem o objetivo de treinar as equipes da instituição financeira na tecnologia de quinta geração.

Rodrigo Mulinari, diretor de tecnologia do banco, explicou que a parceria deve avançar para testar e criar aplicações no agronegócio, uma das principais especialidades do banco. O executivo explicou ainda que o banco quer desenvolver outras soluções, inclusive dentro da instituição financeira, como verificação de crédito e análise de fraude.

“Temos algumas linhas de tecnologia que tentamos utilizar transacionalmente em alguns negócios, como blockchain e inteligência artificial. O 5G vem complementar. Além disso, como o BB tem know-how em algumas áreas, como o agro, nós temos potencial para explorar e cocriar. Mas também queremos pegar essa expertise mútua para desenvolver novos produtos”, disse Mulinari. “Pelo fato de o 5G ter uma latência menor, conectar múltiplos dispositivos, nós imaginamos que todas (aplicações) que tiverem isso farão sentido para a parceria. Nós queremos experimentar e colaborar”, complementou.

O diretor do BB afirmou ainda que não há exclusividade na parceria. Portanto, o aprendizado a partir da cocriação poderá ser usado com clientes e parceiros de ambos os lados.

MPN

Maria Teresa Lima é uma das executivas convidadas do Mobile Private Network (MPN), evento organizado por Mobile Time que chega a sua terceira edição. Teresa Lima participará do painel que encerra o evento ‘O papel dos integradores no mercado de redes privativas celulares no Brasil’, ao lado de: Dustin Pozzetti, sócio e head de consultoria no Brasil e América do Sul da KPMG; Marcio Veronesi, diretor de vendas enterprise Brasil da Nokia; Samuel Lauretti, diretor comercial da Trópico; e Tom Araújo, diretor comercial da Celplan.

O diretor de marketing da Embratel, Alexandre Gomes, também participa do MPN. O especialista estará no painel de abertura sobre ‘Perspectivas para o mercado de redes privativas celulares no Brasil’ que conta ainda com as presenças de: Igor Calvet, presidente da ABDI; Marco Szili, sócio-fundador da Telesys; Paulo Humberto Gouveia, diretor de soluções corporativas da TIM; Vinicius Caram, superintendente de outorgas e recursos à prestação da Anatel; Virgilio Fiorese, head de redes privativas sem fio da Amdocs.

O MPN acontece no dia 12 de julho, no WTC Events Center, com palestras e painéis das 9h às 18h. Para mais informações acesse aqui.  Também pode entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou via Whatsapp, no número 11 3138.4619.