A Deutsche Telekom afirmou ter alcançado 40 milhões de pessoas com a cobertura de 5G na Alemanha ou 50% da população. A tecnologia de quinta geração móvel está presente em 3 mil cidades e municípios de todas as regiões do país. Cerca de 18 mil antenas foram atualizadas para o 5G e integradas à rede nas últimas cinco semanas. Isso se aplica a grandes cidades como Frankfurt e Munique, bem como a comunidades menores, como Wallgau, na Alta Baviera, Lampertswalde, na Saxônia, ou a cidade de Sanel Goarshausen, em Loreley. E mesmo as antenas na montanha mais alta da Alemanha, o Zugspitze, agora estão transmitindo com 5G. Para Walter Goldenits, chefe de tecnologia da Telekom Deutschland, a ideia agora é chegar a dois terços da população até o fim do ano.

Espectros

A operadora alemã usa para o 5G a frequência de 2,1 GHz basicamente nas áreas rurais e de 3,6GHz em grandes cidades, como Berlim e Colônia.

No momento, nas áreas rurais, a rede pode atingir mais que o dobro da velocidade do 4G. Os clientes podem navegar a até 225 Mbps. Nas cidades, a rede atinge de 600 a 800 Mbps no pico.

No caso da 3,6 GHz, as antenas atingem taxas de transmissão de até 1 Gbps. A intenção da operadora é expandir nas próximas semanas para cidades como Bremen e Dortmund.

A Deutsche Telekom utiliza as diferentes frequências de forma que elas se complementem em termos de alcance e velocidade. O mesmo princípio já está sendo usado na expansão do LTE.

LTE

O LTE da operadora também se beneficiará da infraestrutura do 5G por conta de uma frequência adicional e mais largura na banda. O uso do Dynamic Spectrum Sharing (DSS) disponibilizará espectro adicional para os clientes LTE. Como resultado, eles também podem navegar ainda mais rápido do que antes.

Com o DSS, a Deutsche Telekom opera dois padrões de comunicações móveis em paralelo em uma banda de frequência. A nova tecnologia permite uma adaptação da rede de acordo com a demanda e distribui o espectro entre usuários de LTE e 5G conforme a necessidade, automaticamente e em milissegundos. Trata-se da mesma tecnologia que começa a ser utilizada por Claro, TIM e Vivo no Brasil.