A operadora alemã Deutsche Telekom vai adotar no Brasil a mesma estratégia que já aplica em outros mercados internacionais, separando suas ofertas de conectividade B2B daquelas de TI. Seu portfólio de conectividade, que abrange soluções de rede de dados de alta performance, IoT e MVNO para clientes globais, passa a ser comercializado no Brasil pela sua subsidiária Deutsche Telekom Global Business, enquanto a parte de TI permanece com a T-Systems, presente no País há 21 anos. Até então, a T-Systems concentrava os portfólios de conectividade e TI no Brasil.

A Deutsche Telekom Global Business foi fundada em 2020 na Alemanha com o propósito de atender com serviços de conectividade os clientes multinacionais e do setor público da tele alemã. A abertura da operação no Brasil permitirá que esses clientes globais tenham um atendimento local aqui. A subsidiária conta com 28 escritórios no mundo. Na América Latina, será liderada pelo executivo Pablo Guaita, que atua há 25 anos em telecom e está no grupo alemão desde 2003.

“A Deutsche Telekom tem mais de 200 mil funcionários no mundo, mas essa nova empresa tem 2 mil, ou seja, apenas 1% do total. É uma empresa pequena dentro do grupo. É enxuta, e portanto tem muita agilidade, o que nos dá rapidez para trazer novas tecnologias. Temos a robustez de uma grande corporação com presença global, mas com a agilidade de uma startup”, explica Guaita, em conversa com Mobile Time.

O executivo destaca no portfólio da companhia a oferta de soluções customizadas de redes SD-WAN e a conectividade móvel para IoT através de sua atuação como MVNO na rede da Claro. Algumas grandes montadoras internacionais de carros de alto valor são clientes globais de conectividade móvel da Deutsche Telekom Global Business, com uma plataforma global de gerenciamento das conexões.

Pablo Guaita, Deutsche Telekom

Pablo Guaita, country manager da Deutsche Telekom no Brasil
Foto: Leonardo Rodrigues