A Motorola Solutions lançou nesta segunda-feira, 28, os primeiros “rótulos nutricionais” de inteligência artificial para seus equipamentos de segurança, os AI Labels. Ou seja, os dispositivos da companhia que tiverem embarcados o uso da IA virão com informações básicas, de forma similar aos rótulos de alimentos que trazem os seus ingredientes.
Entre as informações nas marcações estão:
- A descrição do uso da IA no device;
- O propósito do modelo de IA em uso;
- Os componentes – se o modelo foi treinado pelo cliente, se tem IA generativa, tipo de mídia que a IA pode acessar e o acesso da IA aos dados do cliente.
Os rótulos envolvem todos os sistemas e equipamentos de segurança pública e empresarial da empresa, vide: rádios inteligentes; software de despacho (CAD); câmeras fixas; câmeras corporais. A ideia é que seja de fácil compreensão para que qualquer pessoa entenda como a IA está integrada aos equipamentos: “O objetivo é esclarecer o tipo de IA utilizada, o controle humano envolvido e o uso pretendido, independentemente de o produto operar com IA embarcada ou conectada à nuvem”, explica a empresa para esta publicação.
Motorola Solutions disponibilizará globalmente AI Labels
Em resposta para Mobile Time, a companhia confirmou que os AI Labels serão disponibilizados globalmente nesta primeira fase de implementação, inclusive para América Latina e Caribe. Entre os equipamentos com os rótulos estão, o rádio APX NEXT e as câmeras de vídeo Avigilon, assim como o CAD PremierOne.
Esses rótulos estão disponíveis de forma online nas páginas de produtos da Motorola Solutions.
Posteriormente, a iniciativa será expandida para mais equipamentos.
Imagem principal: exemplo de AI Label com a câmera Avigilion (divulgação)