O Instagram (Android, iOS) adicionou três funções de segurança para todos os usuários terem mais clareza sobre as pessoas que seguem. A primeira função é o “About This Account” (Sobre esta Conta, na tradução livre em português), uma ferramenta que permite ao usuário saber informações sobre contas com grande quantidade de seguidores nas redes sociais. Nesta função, que estará no menu da conta, o internauta poderá ver a data de criação, a localização da conta, contas com usuários compartilhados, as mudanças nos nomes das contas e as publicidades que estão nela.

A outra função é o “Request Verification” (Pedir Verificação, em português), uma ferramenta que permite ao usuário com grande audiência pedir uma confirmação do Instagram para receber o selo azul de conta verificada. Para preencher essa opção, a pessoa deve acessar o menu, entrar em Configurações e na opção Solicitar Verificação preencher os dados. De acordo com a empresa, o fato de o internauta estar liberado para pedir o selo, não significa que terá o badge. Ou seja, o usuário ainda deve aguardar a aprovação do Instagram que virá pela aba de notificações.

A última ferramenta é o autenticador de contas via apps de terceiros. Nesta função, o usuário poderá entrar em seu Instagram com aplicativos que não fazem parte do Instagram, ao selecionar o app como duplo fator de autenticação. Por exemplo, um consumidor que tenha aplicações de autenticação instalados (como o Duo Mobile) poderão fazer a conexão direta com um código de acesso enviado pelo Instagram.

O About This Account começa a ser liberado para algumas contas com grandes audiências em setembro e depois para os demais usuários globalmente. A verificação de conta para obter selo azul já está disponível nesta terça-feira, 28. E a autenticação via apps de terceiros começou a ser liberada hoje e deve chegar a todos os usuários nas próximas semanas.