Quem cresceu na era pós-celular não imagina como as pessoas combinavam encontros e, efetivamente, se encontravam sem que uma ligação fosse feita. Atualmente, o dispositivo tem um papel tão importante na vida das pessoas, em especial os mais novos, que poucos imaginam como seria se os handsets não existissem. Não à toa que 77% dos jovens brasileiros garantem que suas vidas seriam prejudicadas de alguma maneira se vivessem sem o smartphone. O lazer seria o maior prejudicado para 39%, empatado com os estudos ou o trabalho, seguido da vida social (37%) e das finanças (21%). Os dados são da pesquisa conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que ouviu 801 homens e mulheres, entre 18 e 24 anos de todas as capitais do País e de diferentes classes econômicas e sociais.

Entre os entrevistados, 81% afirmam acessar a Internet pelo smartphone diariamente, sendo que 87% deles entram na web todos os dias. 51% entram na web via computador de mesa e 48% em notebooks.

Entre as pessoas da geração Z, 84% possuem um celular, que possui uma série de funções: ouvir música (72%), acessar as redes sociais (71%), assistir a vídeos (67%), tirar fotos (63%) e ler ou enviar mensagens instantâneas para se comunicar com amigos (58%). Já 24% navegam em smart TV e 15% em tablets.

Informação e consumo

O universo online é o meio preferido da Geração Z para ficar informado sobre as notícias em geral (87%), buscar informações sobre produtos e serviços (82%), manter o contato com amigos e familiares (72%), conhecer pessoas (66%), fazer transações bancárias e pagar contas (58%) e fazer cursos (52%). Por outro lado, a maioria das pessoas (58%) faz compras de itens como roupas, sapatos e eletrônicos, em lojas físicas.

Quem vai às compras pela Internet usa sites de redes varejistas (61%), aplicativos (52%), redes sociais (31%) e o WhatsApp (26%). Os itens adquiridos com mais frequência de forma online pelos jovens são roupas, sapatos e acessórios (51%), eletrônicos (45%), livros (35%), jogos eletrônicos (32%), maquiagem cosméticos e perfumes (30%) e eletrodomésticos (26%).

Mídias sociais

A pesquisa mostrou também que 97% dos jovens usam as mídias sociais para manter contato com familiares (59%), ficar informado (54%), buscar informações sobre produtos e serviços (40%) e fazer amizades (32%).

Entre as redes sociais favoritas para buscar informações e socializar estão o WhatsApp (82%), o Facebook (79%), o YouTube (78%) e o Instagram (73%).