Paulo Marcelo, CEO da Solutis

A Solutis anunciou recentemente a criação de uma vertical voltada para as empresas de telecomunicações e mídia. A experiência iniciada no ano passado de promover soluções de transformação digital para o setor financeiro ajudou a companhia a pensar na expansão. Atualmente, a empresa está presente em bancos, como Bradesco, Santander, Banco Rendimento, Serasa, entre outros players.

Para auxiliar seus clientes, a Solutis tem em seu portfólio DevOps, Segurança e Desenvolvimento Ágil para apoiar as organizações do setor a sustentar sua jornada digital, levando legados para a nuvem, automatizando processos de relacionamento com clientes e de backoffice, entre outras iniciativas, como RPA com automação, além de parceiras com plataformas estratégicas como a Salesforce.

A Solutis chegou a adiar por alguns meses o lançamento da novidade por conta da crise causada pelo novo coronavírus, mas consideraram estratégico soltar no início do segundo semestre a solução para a vertical por entender esse como um período de início de retomada econômica e por haver uma intensa demanda da sociedade pelos serviços dessas companhias em tempos de distanciamento social. De acordo com Paulo Marcelo, CEO da Solutis, este é o período ideal porque as operadoras e o setor de mídia estão passando por um processo intenso de transformação digital e estão sendo muito requisitados pela sociedade como um todo.

“A gente sabe – assim como os setores financeiro e público, onde temos clientes – que telecom é uma das indústrias que mais investe em tecnologia no nosso mercado. Estar de fora do setor é uma perda grande de oportunidade. E agora temos uma oferta orientada à vertical. Consideramos este o momento da retomada econômica e do consumo, mesmo sendo ainda bem iniciante e por isso precisávamos estar preparados para o segundo semestre, que será determinante”, explica.

Marcelo lembra que as operadoras possuem sistemas legados que fazem parte da história dessas empresas e que ainda são usados. “Tem sistemas de antes da privatização”, conta. Para ajudar na transformação digital das empresas cliente, a Solutis conta com parcerias com startups que ajudam na modernização por meio de APIs, capazes de integrar sistemas novos com os legados. Vale lembrar que a companhia se faz presente no Hub Salvador e no Inovabra Habitat, ambiente de inovação do Bradesco.

“As empresas precisam se preparar para conseguir acelerar seus negócios através da TI. Elas têm um imenso legado que precisa ser ajustado às novas tecnologias, especialmente no relacionamento com o cliente”, observa o executivo. “A Solutis conhece esse ambiente legado – conhecemos essa tecnologia – ao mesmo tempo entendendo perfeitamente que não existe digital sem estar integrado ao sistema legado. Não adianta só fazer app. Tem que pensar na jornada inteira. É preciso atravessar todo um conjunto de processos, aplicações e dados”, resume Marcelo.

De acordo com o CEO da Solutis, a perspectiva da empresa é crescer de 2,5 vezes a três vezes em três anos. “Para isso, precisamos investir em novas verticais. É melhor investir na abertura de novas frentes do que em processos inorgânicos”.