Até o final do ano, a TIM deverá cobrir mais 227 comunidades das dez maiores cidades do Brasil com 5G. Com a adição, a operadora cobrirá 70% dessas regiões no País com a rede móvel de quinta geração. Atualmente, a operadora cobre 95% desses territórios com 4G e 64% com o 5G. Ao todo, são contemplados dois milhões de domicílios.

No Complexo da Maré, por exemplo, a operadora registrou aumento de 30% no uso de dados móveis. Ali, na Favela Nova Holanda, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, visitou o projeto fruto de parceria entre o Affroreggae e a IHS, multinacional de torres, que inaugurou nesta segunda-feira, 28, dois novos centros educacionais Afrogames. Neles, os alunos terão aulas de codificação e inglês, além de formação de e-atletas profissionais. A parceria, firmada em 2022, já beneficiou diretamente 206 jovens em um ano. Os centros Afrogames da Maré iniciaram as novas turmas e pretendem impactar cerca de 200 moradores da região no próximo ano.

Juscelino Filho, Ministro das Comunicações, visita projeto social AfroReggae, no Complexo da Maré (RJ). Créditos: Miguel Mello (MCom)

Na região, TIM também tem parceria com a IHS para conectividade móvel. Para não causar grandes impactos na geografia local, a IHS instalou uma infraestrutura compacta de telecomunicação que utiliza os próprios imóveis residenciais como base, sem a necessidade de instalação de postes ou torres. Coube ao Afroreggae identificar os melhores locais onde a infraestrutura poderia ser instalada.

Para fazer a cobertura 5G no Complexo da Maré, a IHS estima a instalação de mais de 300 sites.