Um trio inusitado pretende criar um hardware para massificar a inteligência artificial. De acordo com reportagem do Financial Times desta quinta-feira, 28, o designer britânico Sir Jony Ive (ex-Apple, uma das mentes por trás do design do iPhone) está se unindo com Sam Altman (OpenAI) e Masayoshi Son (SoftBank) para criar uma empresa voltada ao desenvolvimento de um dispositivo para IA. Algo como o iPhone da inteligência artificial.

Na estratégia, a OpenAI, de Altman, e a LoveForm, de Ive, angariariam US$ 1 bilhão para criar uma joint-venture. A nova empresa terá profissionais das três companhias. A ideia do grupo é criar uma forma de acesso simples da população à inteligência artificial, da mesma forma que o iPhone revolucionou e emancipou o mercado de dispositivos móveis em todo mundo.

A startup de hardware de IA vem na esteira de novidades do ChatGPT ter avançado para ter visão e voz, além do SoftBank ter listado publicamente a ARM.

Vale lembrar que um dos objetivos de Son com o banco de investimento é ser o orquestrador da inteligência artificial, o que passa por ter participação em companhias que com tecnologias fundacionais nessa área.