Cerca de dois meses atrás publiquei uma matéria sobre o Nubank, cartão de crédito criado por uma start-up brasileira homônima cujos principais diferencias são: 1) não cobrar anuidade ou qualquer outras taxa de administração; 2) ser totalmente gerenciado através de um aplicativo móvel. Na mesma época, mandei fazer um cartão do Nubank para mim, o que me permite agora escrever essa resenha sobre o serviço e o app em si.

O primeiro ponto que chama a atenção é o fato de a solicitação do cartão ser feita através do app. Não é preciso falar com nenhuma atendente nem assinar qualquer papel. O cadastro é preenchido dentro do aplicativo. É também através dele que sua documentação é enviada, por meio de foto com a câmera do smartphone. Em poucos dias o usuário recebe uma resposta se foi aprovado ou não, e algumas semanas depois o cartão chega pelos correios à sua residência.

Por meio do app, o usuário configura e controla o seu cartão: define sua senha para os pagamentos em máquinas de POS; bloqueia e desbloqueia seu uso com um clique; solicita aumento do limite mensal; acompanha todos os gastos em uma linha do tempo, que indica o nome do estabelecimento, o valor e o local da compra (exibido em um mapa); e recebe sua fatura mensal.

A cada nova compra o consumidor recebe uma notificação no smartphone. Se quiser contestá-la, pode fazê-lo com um clique dentro da janela que descreve a compra, na linha do tempo. Para facilitar o pagamento da fatura, o app permite copiar rapidamente a sequência de números do código de barras para que seja colada em algum app de mobile banking no smartphone do usuário. A fatura também é enviada por email.

O Nubank leva o autoatendimento ao seu nível máximo dentro de um smartphone. E, se eventualmente algum problema não puder ser resolvido pelo próprio usuário, é possível iniciar um chat com um atendente através do app  – também estão disponíveis canais de contato por email e, para saudosistas, por 0800 (pois é, ele não morreu). Precisei testar o atendimento via chat durante uma viagem internacional, quando uma compra estourou o limite do meu cartão, e constatei que é, de fato, bastante eficiente, além de cordial e simpático – muito diferente da média das centrais de atendimento que estamos acostumados.

O próximo passo natural na evolução do Nubank seria substituir o cartão de plástico pelo smartphone do usuário, para pagamentos por aproximação. Eu, como geek que sou, aguardo ansioso por esse dia.

ATUALIZAÇÃO: O Nubank informa que firmou parceria com a Mastercard para ser o primeiro app a adotar no Brasil a solução MDES (Mastercard Digital Enablement Service), que permitrá a realização de pagamentos por aproximação com o smartphone, com base em um sistema de tokenização para emular o cartão com segurança, sem compartilhar seu número real.

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