As operadoras de telefonia ganharam uma nova ferramenta para apoiar suas decisões de negócios e de investimentos em infraestrutura. Trata-se de uma solução de big data geoespacial desenvolvida pela brasileira goGeo para aplicação em diversas verticais e cuja adaptação e comercialização junto ao mercado de telecom estão sendo feitas em parceria com a Triad Systems.

A plataforma é capaz de cruzar e analisar em tempo real uma grande quantidade de dados fornecidos por diversos sistemas de uma operadora, junto com dados de localização, que podem ser, por exemplo, o deslocamento de assinantes móveis em uma grande cidade. Desta forma, é possível verificar com rapidez em quais áreas deve ser priorizado o investimento em capacidade de rede, cruzando informações como a concentração de clientes (ou potenciais clientes) de alto valor e estações rádio-base que estejam sobrecarregadas. Na prática, a plataforma pode servir a diferentes departamentos dentro de uma operadora, como o marketing, a engenharia e a divisão de novos negócios. Qualquer um deles pode demandar a geração de alguma análise, que é programada através de uma API com linguagem web. Todo o processamento pode ser feito no data center da operadora ou externamente. "É uma solução nativa de cloud computing. Nossos algoritmos permitem realizar um processamento distribuído de grandes volumes de dados em um cluster de servidores", descreve Vagner Sacramento, diretor executivo da goGeo.

Um piloto em âmbito nacional está em andamento há três meses com uma operadora no Brasil, cujo nome não pode ser revelado por enquanto. De acordo com as empresas, os resultados até agora foram melhores do que o esperado, e a plataforma está sendo decisiva para direcionar o investimento em infraestrutura.

IoT

Outra novidade da Triad Systems é o anúncio de que a sua plataforma de repasse para o cumprimento de contratos de divisão de receita em serviços de valor adicionado (SVA) entre teles e parceiros de conteúdo pode ser utilizada também no âmbito da Internet das Coisas (IoT). Hoje, Oi e Telefônica utilizam essa ferramenta para melhorar os procedimentos de garantia de receita em SVA, mas a Triad enxerga potencial para levá-la a outras teles, inclusive de menor porte, que queiram explorar o mercado de IoT em parceria com provedores de soluções por meio de contratos de divisão de receita. A solução permite verificar e calcular exatamente quanto foi gerado de receita com cada serviço de IoT e quanto deve ser repassado para cada parceiro, de acordo com os contratos firmados. A Triad cobra apenas pela implementação do projeto. O retorno acontece em menos de seis, em média, afirma a empresa.