Os sócios Bruna Vaz Negrão e Fábio Rodas Blanco (CEO) no galpão da Shopper

Quem nunca adiou o máximo que pôde a ida ao supermercado até que o último rolo de papel higiênico fosse posto em uso? Ou que vai a contragosto, tendo que estimar o consumo de quatro pessoas, mas que sempre acaba comprando em excesso, gerando desperdício? Foi pensando na comodidade, mas também em manter a despensa com a quantidade certa de cada item que a casa precisa, que os sócios Bruna Vaz Negrão e Fábio Rodas Blanco (CEO) montaram em São Paulo a Shopper (Android, iOS). A empresa é um supermercado online de itens de consumo doméstico, como produtos de limpeza, higiene pessoal, alimentos não perecíveis, bebidas, frutas e produtos para animais domésticos, num total de mais de 2,1 mil itens. Seu modelo se diferencia das outras plataformas semelhantes, como Pão de Açúcar, Extra ou o carioca Zona Sul, por trabalhar com o modelo de compras planejadas, ou seja, a lista fica gravada e ela é enviada todo mês ao cliente.

A Shopper captou recentemente R$ 10 milhões de reais. Os aportes vieram de nomes do varejo, como José Galló, Juscelino Martins (do Grupo Martins), Canary VC e Ariel Lambrecht. Em operação desde 2015, a plataforma tem crescimento de 20% a 35% ao mês, possui 110 colaboradores e está com 50 vagas abertas, sendo oito para desenvolvedores. A startup tem mais de 100 mil pessoas cadastradas na plataforma.

Como funciona

Na prática, a pessoa se cadastra, monta uma lista com os produtos que deseja receber e escolhe uma data para receber os produtos. No mês seguinte, ela receberá a compra exatamente igual. A não ser que faça alguma alteração, como adicionar e excluir itens e alterar a data de entrega. A Shopper exige uma compra mínima de R$ 150 e cobra taxa de entrega de R$ 9,90 para compras de até R$ 249,91. Para os demais, o frete é grátis.

Atualmente, a Shopper está presente em sete municípios do ABC Paulista e da capital São Paulo, num total de 750 bairros. São regiões como Alphaville, São Caetano do Sul (em todo o município), parte da Zona Leste de São Paulo, mas também no Jardins, em Higienópolis, na Vila Olímpia, na Vila Mariana etc. Até o fim do ano, a expectativa é estar presente em um total de 900 bairros.

“Como nossas compras são planejadas, a gente tem uma grande precisão daquilo que será vendido no mês. Nosso estoque fica em um galpão de 5 mil metros quadrados na Barra Funda. E sabemos que a maior parte dos produtos que lá estão será vendida ou já foi vendida. Com isso, a gente consegue ter um espaço menor do que os supermercados costumam ter e planejamos de forma eficiente a logística da entrega. Além do mais, como compramos direto da fábrica, a tendência é que, quanto mais a gente cresce, melhores condições de compra teremos e, consequentemente, podemos oferecer um preço mais baixo aos nossos consumidores”, explicou a Mobile Time Blanco.

Appius

Dispositivo Appius contabiliza os produtos consumidos na casa e é integrado à plataforma da Shooper

Para aprimorar ainda mais a assertividade no planejamento e na quantificação de cada item, a Shopper lançou na semana passada o Appius, um aparelho que deve ser levado para casa e ficar localizado próximo à lata de lixo do consumidor. Ao escanear o código de barras de um produto que será descartado, ele registra o seu gasto e, em seguida, sugere aumentar ou diminuir a quantidade de compra dos produtos. Pode até sugerir alteração da data de envio das próximas compras de acordo com o consumo. O aparelho possui machine learning e estará disponível nas próximas duas ou três semanas aos consumidores da Shopper, de acordo com a demanda, gratuitamente.

“O Appius informa que houve um aumento de consumo para você antecipar a entrega da sua compra, por exemplo. E recomenda você a comprar mais daquele item. As famílias crescem e a responsabilidade de gerenciar as compras de supermercado ficam a cargo de apenas uma pessoa. Ela tem que estimar quanto daquele item deve comprar e nem sempre consegue acertar. O Appius vem para facilitar esse processo. Ele contabiliza o quanto a família consumiu durante o período e ajuda o usuário de forma mais automática”, explica Blanco. “Conforme os usuários passem a ter mais confiança, e o dispositivo acertar nessa sugestão, é possível, sim, que a gente chegue nesse nível.  Mas quem decide, é o usuário. A gente só dá a ferramenta”, completa.

Clientes

O público feminino da Shopper representa 70% dos seus usuários. Elas têm em média de 30 a 55 anos. Fábio e Bruna notaram que, geralmente, seus clientes preferem fazer a lista num desktop e, nos meses subsequentes, usam o aplicativo para fazer as alterações que necessitam. “Atualmente, o uso do app representa 30% das compras”, conta Blanco, destacando que o valor não considera o uso do mobile web, mas somente o aplicativo tanto para o sistema Android, quanto iOS.

A expectativa, no entanto, é que o uso do app cresça cada vez mais. “O aplicativo é importante para a gente porque mantém o canal de comunicação com o cliente de maneira mais fácil. Se quisermos anunciar um produto novo, uma funcionalidade nova, o envio de uma push notification é mais barato que mandar um SMS ou um e-mail”, explicou.

Blanco também disse que a Shopper deverá expandir em breve para outra região, mas não precisou se para outro município do estado de São Paulo ou para outro estado.