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Christian Gebara, CEO da Vivo, explicou nesta quinta-feira, 28, que a joint-venture de educação da Vivo com a Ânima oferecerá nanocursos para a população, de modo que acelere a inclusão digital. A edtech, fruto de parceria entre as duas empresas, ainda sem nome, fará a oferta dos materiais para qualquer pessoa, ou seja, não será apenas para clientes da operadora.

“A ‘NewCo’ será capaz de tirar vantagem de ativos importantes e conhecimentos de suas empresas originais para ganhar escala e tração, como aquisição de clientes da Vivo, Go To Market, capacidade de faturamento e toda a expertise da Ânima na área de educação”, afirma o CEO, durante reunião com analistas de mercado. “São conteúdos (educacionais) para pessoas ganharem novas habilidades rapidamente, especialmente quem não tem faculdade e precisa de mais cursos para conseguir um emprego melhor”, continua, ao lembrar que a Vivo tem avançado na estratégia de ser um hub de serviços digitais com finanças, educação, entretenimento e saúde.

O CEO da operadora disse que ainda não é possível saber quanto representará esse hub digital na receita total da empresa. Mas afirmou que, além de empresas com valor próprio e independente (vide a joint-venture de educação), a operadora está criando mais programas para fidelizar o cliente, pois deseja “criar esse ecossistema digital em torno dos 97 milhões de acessos que temos”.

Convergência

Outro tema de serviços, a receita média por usuário foi debatida junto a analistas. Em especial, a performance de ARPU em Internet fixa, que estaria perto de estabilização, uma vez que o crescimento foi de um dígito (6%) nos últimos nove meses. Gebara prevê que a categoria pode ter aumentos no próximo ano, mas também crê em mais atração de clientes que usam Internet móvel e fixa da operadora.

“Tivemos promoções que podem ter impacto no ARPU em cidades que estão mais lentas neste trimestre. Acreditamos que temos que ser racionais em relação ao preço da fibra. Talvez ano que vem tenhamos que fazer ajuste de preço”, disse. “Também cogitamos convergência entre clientes móveis e fixos. E estamos acelerando oferta de pacotes com OTT de vídeo, como Netflix, Amazon, Star+, Disney+, porque isso tem acelerado ARPU. Outras ofertas virão nos próximos meses”, completa.