A insurtech Pitzi já reduziu 1,2 toneladas de lixo eletrônico por meio de seu programa Like New, que recondiciona smartphones e os entrega a seus segurados. Com exclusividade ao Mobile Time, a companhia informou que entregou mais de 15 mil handsets aos seus segurados na iniciativa que existe há um ano.
Em média, cada smartphone evita 80 gramas de lixo eletrônico. Se o aparelho fosse descartado, 170 gramas de resíduos eletrônicos poderiam impactar negativamente o meio ambiente.
De acordo com a insurtech, o Like New é a preferência por quase a totalidade dos clientes que acionam a franquia. Na prática, a Pitzi faz o recondicionamento em aparelhos que pegam no trade-in em varejistas e operadoras, e, quando o segurado tem um problema e precisa de um outro aparelho, a insurtech oferece as opções Like New, o conserto do dispositivo ou o dinheiro. E, no final, a opção Like News é a preferida da maioria esmagadora dos clientes da empresa.
Já a indenização por dinheiro ao acionar o seguro é requerida por apenas 2% dos usuários, isso ocorre porque o valor da franquia nem sempre é similar ao valor pago por um modelo novo e equivalente.
Vale lembrar que a Pitzi oferece os seguros de eletrônicos e handsets por meio de varejistas, desde 2012. O site da empresa é apenas para encontrar assistência técnica, acionar a proteção e tirar dúvidas.
Imagem principal: A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA.
