Os malfeitos dos políticos brasileiros agora estão sendo contabilizados diariamente por um aplicativo móvel. Trata-se do "Corruptômetro", app para iPhone que entrou no ar na App Store nesta terça-feira, 29. O software contém um banco de dados com todas as notícias sobre corrupção divulgadas na imprensa brasileira desde 11 de abril do ano passado. Até a tarde desta terça, havia 12.189 notícias catalogadas. São acompanhados em tempo real os sites de 15 veículos: Brasil 247, Correio Braziliense, O Estado de São Paulo, Estado de Minas, Folha de São Paulo, G1, Gazeta de Alagoas, O Estado do Maranhão, O Globo, O Imparcial, R7, Terra, Último Segundo, Uol e Zero Hora. O recordista em matérias sobre o tema é o site Brasil 247, com 2.034 notícias catalogadas. Enquanto isso, de acordo com o aplicativo, o jornal O Estado do Maranhão não publicou nenhuma matéria sobre corrupção desde 11 de abril de 2012.

No momento é possível buscar as notícias apenas por veículo: clicando em seu logotipo, são apresentadas as últimas 100 matérias nele publicadas sobre corrupção. "São notícias disponíveis nos sites desses veículos, com acesso gratuito na Internet", explica Wilson Baraban Filho, diretor de desenvolvimento da WBF Mobile, empresa responsável pelo app. Um algorítimo analisa cada notícia, a partir de certas palavras-chave, antes de listá-la entre as matérias sobre corrupção. "Testei por dez meses antes de lançar o app e garanto que o índice de acerto é de 99%", afirma Baraban Filho.

Em breve serão feitas atualizações com novas funcionalidades, incluindo a pesquisa por nome de político. Questionado por este noticiário se faria um ranking com os nomes dos políticos mais citados pela mídia em matérias sobre corrupção, o executivo prometeu analisar a sugestão. Uma versão para Android será lançada dentro de três meses.

A WBF Mobile é a mesma empresa que um ano atrás lançou o SP+9, aplicativo para atualização de agendas telefônicas acrescentando o nono dígito para os números da capital paulista.

Segue aqui o link para baixar o "Corruptômetro" na App Store.