O aplicativo Vá de Táxi (Android e iOS) está colhendo os frutos de não ter elevado até o momento a taxa cobrada dos taxistas em pagamento in-app. Enquanto o 99Taxis aumentou de 9% para 12,99% e Easy Taxi e Wappa anunciaram que também seguirão o mesmo caminho, o Vá de Táxi, que recentemente se fundiu com a TaxiJá, mantém sua taxa em 8,5%. Como reflexo, a empresa registrou um crescimento de 60% na quantidade de taxistas on-line em seu sistema nas últimas semanas. Além disso, em média, 1,5 mil taxistas se cadastram no Vá de Táxi por semana.

“Nós entendemos que a guerra de preços que o mercado está fazendo entre taxista e passageiro não faz muito sentido em meio à crise financeira”, afirma Rafael Lauand, CEO da Vá de Táxi. Todavia, pode ser apenas uma questão de tempo antes de a empresa seguir o mesmo caminho. O executivo afirma que se o cenário mudar poderá ter que pensar em um eventual aumento de preços. Para evitá-lo, a empresa acredita que as atuais parcerias, como aquela com o PagSeguro em pagamentos móveis, e a experiência do usuário no app farão a diferença a seu favor. Lauand destaca ainda que a operação do Vá de Táxi é enxuta: possui apenas 25 pessoas, bem menos que seus rivais.

“Até o final de maio, estamos lançando um aplicativo remodelado da Vá de Táxi, com foco na experiência do usuário”, adianta o executivo. “Nossos concorrentes estão complicando demais os aplicativos. Pedir táxi tem que ser fácil como chamar um elevador”.

Atualmente, somando TaxiJá e Vá de Táxi, são 140 mil corridas mensais nos apps; com uma média de 10 mil downloads por mês e R$ 300 mil em transações in-app. Para o futuro, a start-up espera se consolidar como o segundo principal player do mercado com 500 mil corridas/mês.