Fabricantes de infraestrutura de telecomunicações estão acostumados a vender seus equipamentos para as operadoras, mas quando batem na porta de empresas de outros setores para vender redes celulares privativas precisam mudar o seu discurso, alerta o diretor global de marketing para telecomunicações da Dell, Sandro Tavares.

“O mercado corporativo não compra rádios, mas soluções. As empresas querem resultado. É preciso falar essa língua (ao vender redes celulares privativas). Tem que vender a solução que resolve um problema”, recomenda o executivo, em conversa com jornalistas brasileiros durante o Mobile World Congress, em Barcelona, nesta quinta-feira, 29.

No seu entender, a indústria de telecom demorou um pouco para perceber isso, mas já está adaptando seu discurso de vendas e agora o mercado de redes celulares privativas começa a deslanchar.

A própria Dell tem um case nos EUA que serve de exemplo. Durante um happy hour dos seus executivos em uma pequena cervejaria artesanal em Boston, o dono do estabelecimento se queixou de que volta e meia perde muitos litros de cerveja porque descobre tarde demais que a temperatura ou a pressão dentro do galão ultrapassaram o limite. Para resolver o problema,  a Dell construiu uma rede privativa 5G com sensores que acompanham em tempo real a temperatura e a pressão dentro dos galões. Os dados ficam acessíveis em um painel na tela do celular do dono da cervejaria. Quando há qualquer inconsistência, ele consegue tomar providências rapidamente. Além disso, foi instalado um sistema de video analytics para identificar falhas na linha de engarrafamento das cervejas.

O case deu tão certo que a Dell criou um kit com os equipamentos necessários para montar a mesma solução em outras cervejarias que quiserem. O caso de uso foi demonstrado em seu estande no Mobile World Congress 2024.