A fornecedora digital de energia elétrica, LUZ (Android, iOS), chega a 39 municípios do estado do Rio de Janeiro, entre elas a capital. Consumidores de baixa tensão na região – que podem ser casas ou pequenos comércios – podem optar pela fornecedora, que oferece energia solar por meio da própria distribuidora local – no caso, a Light. Em breve a empresa deverá oferecer seus serviços por meio do seu aplicativo também para consumidores de outras concessionárias.

A migração pode ser solicitada a partir do app da LUZ, é gratuita e todo o processo dura cerca de 45 dias. Segundo a empresa, seus clientes podem economizar até 20% da conta mensal de energia elétrica.

Na prática, o consumidor passa a receber energia renovável em sua residência a partir do momento em que migra para a LUZ. Porém, a distribuidora ainda é a Light.

A empresa gera a energia que fornece em fazendas solares. No País, são 20 ao todo. A empresa está presente em 700 municípios do Brasil das seguintes regiões: São Paulo, onde iniciou sua operação em 2022; Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e, agora, no Rio de Janeiro. Para isso, tem parceiros distribuidores nessas regiões: CPFL Paulista, Elektro, Neoenergia Brasília, Energisa Mato Grosso do Sul e Light.

Para este ano, Rafael Maia, CEO da LUZ, quer melhorar o aplicativo, aprimorar a tecnologia, os serviços oferecidos e a experiência do cliente, mas também pretende expandir para outros estados e conquistar mais clientes. “Este é apenas o começo da nossa trajetória. Em números, nossa expectativa é atingir 100 mil clientes, com 25 fazendas solares”, explica para Mobile Time.

O diferencial

A LUZ fornece a seus clientes um aplicativo capaz de medir o gasto de energia de cada equipamento. O app possui IA que ajuda na medição e está conectado à rede Wi-Fi da residência a um dispositivo, próprio, que fica instalado no quadro de luz. Assim, os sensores do medidor identificam o comportamento de consumo dos equipamentos elétricos e enviam esses dados ao app da LUZ. Com isso, o usuário tem em tempo real quanto consome cada aparelho e tem informações de gastos por hora, dia, mês e recebe dicas para um consumo mais eficiente de acordo com sua situação.

“A IA está sendo um recurso possibilitador de economia. O nosso medidor, por exemplo, torna viável fazer a autogestão do seu consumo. Ou seja, se eu te entregar a informação de que chuveiro é o aparelho da sua casa que mais utiliza energia, você pode reduzir o tempo do banho, por exemplo. O medidor nos permite devolver ao cliente o controle dos seus gastos, em poucos cliques. E, sabemos que pequenos ajustes na rotina podem resultar em uma economia considerável no fim do mês. Hoje, somos a única empresa do mercado a oferecer este tipo de tecnologia”, explica Maia.

As cidades

Além da capital Rio de Janeiro, esses são os municípios atendidos, no momento, pela LUZ no estado: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Belford Roxo, Carmo, Comendador Levy Gasparian, Duas Barras, Duque de Caxias, Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Japeri, Mangaratiba, Mendes, Mesquita, Miguel Pereira, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Petrópolis, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Queimados, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, São João de Meriti, Sapucaia, Seropédica, Sumidouro, Teresópolis, Três Rios,  Valença, Vassouras e Volta Redonda.

Alta tensão

Como o mercado livre de energia foi aberto em janeiro deste ano, a LUZ passou a oferecer para instituições e empresas de médio e grande portes energia elétrica no âmbito nacional.

Vale lembrar que LUZ ganhou o Prêmio Seleção Mobile Time na categoria inovação com impacto nos negócios, escolha do júri.

Foto acima: aplicativo da LUZ e o dispositivo que fica acoplado no quadro de luz para medir o consumo de energia elétrica. Divulgação