A cidade do Rio de Janeiro criou um sandbox regulatório. Trata-se de um espaço controlado para que empresas e instituições possam experimentar produtos, serviços e novos modelos de negócios para os quais ainda não exista uma regulamentação.

Ainda neste trimestre será aberto um programa para envio de propostas de soluções inovadoras que tenham potencial para causar impacto positivo para a população carioca. Os projetos que forem aprovados ganharão uma autorização temporária para desenvolver seus produtos e testá-los com clientes reais na cidade. 

Como contrapartida, a prefeitura terá acesso aos dados dos projetos, que poderão ajudar no aprimoramento de regulamentações municipais e no desenvolvimento de políticas públicas.

O Rio de Janeiro é a primeira cidade da região Sudeste a implementar um sandbox regulatório. A iniciativa foi apresentada pelo secretário municipal de desenvolvimento econômico, inovação e simplificação do Rio de Janeiro, Chicão Bulhões, durante o Rio Innovation Week, nesta sexta-feira, 14, no Rio de Janeiro.